Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

12/10/2020 | 08:05

Expectativa de chuvas torrenciais faz Município criar força-tarefa para evitar alagamentos

Redação Tv Mais News

Expectativa de chuvas torrenciais faz Município criar força-tarefa para evitar alagamentos

Foto: Rogério Florentino

Após meses de intenso calor, a meteorologia aponta que, a partir de próxima semana, a chuva deve voltar a cair em Cuiabá. Se por um lado a notícia traz a esperança de uma trégua nas altas temperaturas e melhoria na umidade relativa do ar, por outro também causa preocupação diante dos possíveis transtornos das chuvas torrenciais. Na Capital, o principal deles são os alagamentos que acontecem em pontos específicos da cidade. 

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, foi montada uma força-tarefa que já está atuando nas quatro regiões da cidade com o objetivo de minimizar os impactos nesse período. Inicialmente, o trabalho é efetuado pela Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas e pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Juntas, elas alinham o monitoramento dos pontos críticos com a execução dos serviços de podas de árvores, limpeza de bueiros, tapa-buraco, entre outros.

A ideia é de que ao longo do período chuvoso, as secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Urbana, Saúde, Ordem Pública e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável também sejam, de alguma forma, inseridas dentro desse processo. Isso porque, o Município planeja também criar um escalonamento para que exista sempre uma equipe de plantão pronta para os para atendimentos rápidos e pontuais, antes, durante e depois dos acontecimentos.
 
Ainda segundo a Prefeitura, o sistema de drenagem antigo, nas principais vias da cidade, é uma das explicações para o problema. “Nesse contexto, dentro das nossas possibilidades orçamentárias, buscamos fazer a substituição dessas estruturas, principalmente, nas regiões mais afastadas do centro da cidade. São os casos, por exemplo, dos trabalhos executados na Avenida Pau Brasil, no bairro Chácara dos Pinheiros, Avenida 30, no Jardim Industriários, e Avenida Coxipó Mirim, no Dr. Fábio”, explica a secretária de Obras Pública, Silvia Andreato.
 
Outra situação que colabora para os alagamentos é o descarte de lixo irregular nas bocas de lobo e córregos de Cuiabá. Para tentar manter as estruturas em pleno funcionamento, ações de manutenção são realizadas diariamente. A Secretaria de Obras Públicas é a responsável pelo sistema de drenagem e conta com três equipes que utilizam, além de equipamentos manuais, dois caminhões hidrojatos, além de retroescavadeira e caminhão. A atuação engloba a limpeza das bocas de lobo, substituição de tampas e reparos nas manilhas.

De janeiro a setembro deste ano, a Secretaria realizou cerca de 1.024 atendimentos, resultando em uma média de 113 manutenção por mês. Os principais causadores de entupimento das bocas de lobo são os lixos jogados dentro dessas estruturas e também as ligações irregulares de esgoto, visto que a rede de drenagem é construída para funcionar como apoio no escoamento de águas pluviais e não como rede de esgoto.
 
Ao mesmo tempo, a Limpurb trabalha na limpeza e desassoreamento dos córregos da Capital. Conforme o órgão, cada córrego recebe em média três ações por anos, sendo que em 2020 todos eles já foram atendidos em algum período. “Para esse trabalho, somado a todos os maquinários necessários, 12 servidores se dedicam nesse serviço. A cada manutenção executada, pelo menos cinco caminhões de lixo são retirados e encaminhados para o aterro sanitário”, comenta o diretor-presidente da Limpurb, Anderson Matos.

Fonte - Olhardireto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet