Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

14/10/2020 | 09:54

Republicanos espalham urnas piratas nos EUA

Redação TV Mais News

Republicanos espalham urnas piratas nos EUA

Foto: Frederic J.Brown

O Partido Republicano da Califórnia, nos Estados Unidos, admitiu nesta terça-feira (13) que distribuiu cerca de 50 caixas de depósito de votos identificadas como "oficiais" pelas ruas de alguns dos distritos do estado –uma prática que pode ser ilegal.

Donald Trump e Joe Biden concorrem à presidência nos EUA. A votação acontece no dia 3 de novembro, mas no país existem maneiras de votar antecipadamente. Há algumas formas de se fazer isso. Uma delas é por correio. Há também urnas oficiais da autoridade eleitoral, que são imunes a interferências de terceiros.

Em alguns estados há ainda uma outra opção: a “colheita de votos”. É uma prática legal, pela qual voluntários recolhem cédulas e as entregam às autoridades. É isso que o Partido Republicano afirma estar fazendo.

No entanto, as caixas que o Partido Republicano distribuiu pelas ruas têm a palavra “oficial” escrita nelas.

Rick Hasen, um especialista em lei eleitoral da Universidade da Califórnia, disse que não está claro se essas urnas são legais e que a Justiça terá que tomar uma decisão. “Acho que é uma péssima ideia. As caixas não são seguras como as urnas do governo, que são colocadas em locais bem iluminados e são à prova de adulteração. É preocupante que terceiros possam interferir nessas caixas de depósito gerenciadas por privados.”

No estado, os chefes das promotorias Eleitoral e de Justiça são eleitos. Na Califórnia, ambos são do Partido Democrata, portanto adversários dos republicanos. Ambos afirmaram que a prática de distribuir urnas pelas ruas é ilegal.

O procurador-geral, Xavier Becerra, afirmou que os dirigentes do Partido Republicano que organizaram essas urnas podem ser processados criminalmente.

Sem a palavra oficial
O Partido Republicano comprou cerca de cem caixas nas últimas semanas e havia instalado cerca de metade delas.

Trata-se de uma tentativa de aumentar o comparecimento em distritos nos quais o Partido Republicano tem chance de eleger um deputado.

Os dirigentes republicanos afirmaram que não vão mais sinalizar as caixas como “oficiais” para evitar que elas sejam confundidas com as urnas da autoridade eleitoral.


O porta-voz do Partido Republicano na Califórnia, Hector Barajas, disse que as caixas foram colocadas em três distritos do estado.

O dirigente disse que o partido vai tirar a palavra “oficial” das caixas para evitar a confusão com as urnas da autoridade eleitoral, e que poderá expandir o número de distritos onde distribuirá as caixas pelas ruas.
“[As caixas] dão aos eleitores a oportunidade para entregar suas cédulas se assim quiserem. É só uma opção a mais”, disse Barajas.

Cédulas chegaram pelo correio
O estado da Califórnia tomou algumas medidas para evitar aglomerações nos locais de votação no dia 3 de novembro.

Por correio, foram enviadas cédulas para todos os eleitores registrados, para que eles possam votar antecipadamente.

A colheita de votos permite que voluntários recolham várias cédulas já com os votos assinalados e as entreguem às autoridades.

Até 2018, quem entregava os votos de terceiros deveria colocar o próprio nome e assinar a cédula. No entanto, o estado passou uma lei que impedia a anulação do voto que não trouxesse a assinatura do entregador.

Os republicanos afirmam que isso dá permissão para recolher votos em caixas e entregá-los sem a assinatura.

Fonte - G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet