Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

16/10/2020 | 11:39

Cuiabá registra mais de 70mm de chuva em apenas 15 dias de outubro

Redação TV Mais News

Após mais de 120 dias de estiagem, Cuiabá enfim voltou a ter chuvas regulares neste mês de outubro. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já foram mais de 70mm em apenas 15 dias deste mês de outubro. A expectativa é que as precipitações continuem a trazer um refresco para as altas temperaturas que os moradores da Capital vinham enfrentando.

Ao todo, nos primeiros 15 dias deste mês, foram 70,2mm de chuva registrados pelas estações convencionais do Inmet. A maior quantidade caiu no feriado de segunda-feira (12), quando marcou-se 42,5           mm de precipitação. Ontem, foram 8,5mm.
 
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a média de chuva em outubro é de 120mm. O total anual de precipitação gira em torno de 1350mm, com elas se concentrando no período de final de setembro a maio, mas é no verão que ocorre em maior quantidade.
 
A precipitação máxima mensal ocorre, em média, no mês de janeiro, aproximadamente 215 mm. No restante do ano, as massas de ar seco sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas.
 
Cuiabá está numa das regiões mais quentes do Brasil. A temperatura média mensal é de aproximadamente 27°C nos meses de outubro a março. No entanto, a temperatura atinge os 40º C frequentemente.
 
Os menores valores de temperaturas médias mensais ocorrem no mês de junho e julho, em torno de 22ºC, mas as temperaturas podem atingir até 10°C quando frentes frias vindas do sul passam sobre a região.

Queda de árvores

Na última quarta-feira (14), segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram registradas quedas de 15 árvores em Cuiabá, sendo uma delas no bairro Santa Helena, outra no Primeiro de Março e uma na avenida Barão de Melgaço, no Centro. Três árvores caíram em Várzea Grande, mas não há informações quanto aos bairros das ocorrências.
 
Previsão
 
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Inpe, durante toda esta sexta-feira (16) existe possibilidade de pancadas de chuva em Cuiabá (80%). No sábado, as probabilidades são as mesmas. O céu deverá ficar nublado no domingo, com chance pequena de precipitação (5%).
 
Entre sexta e sábado, as temperaturas devem variar entre 26ºC e 38ºC. Já no domingo, os termômetros devem começar na casa dos 29ºC e chegar a 40ºC.

Fonte - Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet