Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

20/10/2020 | 12:38

'Ilustrativo', diz ministro Marcos Pontes sobre gráfico sem dado

Redação TV Mais News

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, afirmou no Twitter, na segunda-feira (19), que um gráfico apresentado pela pasta que mostrava, supostamente, a eficácia de um remédio contra a Covid-19 era "meramente ilustrativo".

No mesmo dia, mais cedo, Pontes havia mostrado o gráfico em um evento que anunciava os supostos resultados de um estudo com o medicamento. O ministro disse que a substância havia reduzido a quantidade (carga viral) do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no corpo de pacientes infectados, mas não apresentou a íntegra da pesquisa – que, segundo ele, ainda não foi publicada em revista científica.

Além disso, a imagem que ele apresentou ao fazer o anúncio não continha nenhum dado, e era semelhante às disponíveis em um serviço de banco de imagens.

No Twitter, depois do evento, Pontes disse que "obviamente, como facilmente deduzido pelos eixos e pela fala da pesquisadora responsável, o gráfico da apresentação de hoje era meramente ilustrativo".

"Enquanto isso, se contrairem covid, lembrem-se da conclusão dos estudos apresentada hoje. Isso é o importante", acrescentou o ministro, em uma série de publicações feitas na rede social às 23h55 (horário de Brasília) de segunda-feira.

Pontes disse, também, que os "gráficos e números da pesquisa serão apresentados depois do artigo publicado".

As afirmações do ministro na rede social foram feitas depois que a assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) já havia informado que "o gráfico usado no vídeo apresentado no evento de anúncio dos resultados dos ensaios clínicos com a nitazoxanida não faz parte dos dados do estudo e aparece apenas de forma ilustrativa". (Veja íntegra da nota ao final desta reportagem).

Medicamento com receita
A nitazoxanida é um medicamento utilizado no país pelos nomes comerciais Azox e Annita, e faz parte do grupo dos antiparasitários e vermífugos. O remédio também tem ação antiviral e é receitado em casos de rotavírus.

Para evitar automedicação, a droga passou a ser vendida apenas com prescrição médica em abril deste ano. Entretanto, uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 1º de setembro retirou a exigência de retenção da receita.

O medicamento contendo nitazoxanida, disponibilizado comercialmente, não tem a indicação para o coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja íntegra da nota do MCTI:
"O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) esclarece que o gráfico usado no vídeo apresentado no evento de anúncio dos resultados dos ensaios clínicos com a nitazoxanida não faz parte dos dados do estudo e aparece apenas de forma ilustrativa.

O resultado qualitativo apresentado hoje é, obviamente, baseado em dados e estudos completos de posse dos pesquisadores responsáveis.

No momento, o MCTI e os coordenadores do estudo não podem divulgar ainda os números e cálculos do estudo para preservar seu ineditismo, já que ele foi submetido a uma revista internacional, o que limita a publicação.

Entretanto, a Covid-19 continua a avançar no Brasil e, no papel de médicos e cientistas, foi feita a decisão de não omitir o resultado qualitativo de um estudo de extrema importância, que pode ajudar a salvar vidas enquanto aguardamos a vacina.

Depois da publicação do artigo científico, faremos uma apresentação técnica para os interessados, mostrando todos os números, cálculos, equações, métodos etc."

Fonte - Bem-Estar

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet