Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Entretenimento

22/10/2020 | 08:35

Fotógrafo lança livro com fotos analógicas da Festa de São Benedito ao longo dos anos

Redação TV Mais News

Fotógrafo lança livro com fotos analógicas da Festa de São Benedito ao longo dos anos

Foto: Pedro Thame

O fotógrafo e arquiteto, Pedro Thame, de 27 anos, lança na próxima sexta-ferira (23) o livro “Vacilante”, um compilado de fotos da traducional Festa de São Benedito, relizada em Cuiabá, ao longo dos anos. O registro de todas as fotografias foram feitos com câmera analógicas, processo que, segundo ele, cria um distanciamento entre fazer a foto e vê-la, proporcionando aproximações diferentes do material fotografado.

"Controlar a revelação também é importante, revelando meus filmes manualmente em casa, controlo os detalhes para chegar às texturas que busco nas imagens. É um trabalho quase todo manual. O processo de concepção de uma publicação é manual ao máximo, só quando não tenho mais como, é que passo ao computador. Foi assim com essa e está sendo com a próxima em que estou trabalhando. Gosto de trabalhar com as mãos para pensar uma publicação, é assim que ela será sentida”, conta.

O livro reúne fotografias da festa desde 2014. Antes de publicá-las, as fotos foram utilizadas como tema para trabalho de conclusão de curso de arquitetura e urbanismo e também foram expostas no Museu de Artes e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A publicação brinca explorando um certo jogo de significação e ressignificação das imagens. A maioria das fotos da sequência ocupa uma página toda, mas, em alguns momentos, surge uma página menor, que deixa ver só uma parte da imagem seguinte. Ao passar a página pequena, o leitor cria recortes e justaposições entre as fotos maiores e menores. Essa diferença cria um contexto que acaba ressignificando cada imagem e o conjunto como um todo.

"Para mim, uma questão importante é o fazer de livros no momento em que nos encontramos. Em especial, livros de fotografias.  Nossa sociedade está em um ritmo alucinante de produção e consumo de imagens. Produzimos, consumimos, descartamos e armazenamos em nuvens imagens a uma velocidade assombrosa. E salvo algumas poucas exceções, nos detemos diante delas apenas o tempo de dar o duplo clique do like da rede social. O fotolivro tem um tempo diferente, um tempo lento, que nos permite criar outros afetos com as imagens."

O trabalho de Pedro começou “meio que sem saber”, como ele descreve, em 2013. O fotógrafo  encontrou a procissão e deixou ser levado “por aquilo que criava e que parecia suprimir tudo ao redor”. Na época, ele não chegou a fazer qualquer registro fotográfico, mas afirma que a experiência ficou marcada. Os registros começaram apenas no ano seguinte, quando acompanhou a procissão por inteiro.

“Pude, então, juntar alguns pedaços do que tinha presenciado e me aprofundar naquela experiência: o caminhar por aquelas ruas, com o grupo grande caminhando lentamente, com a melodia ouvida de dentro do próprio coro, pontuada por silêncios profundos, num fim de tarde que já vira noite perfumada por mirra. Tive a certeza que era outro lugar. Não era o centro de Cuiabá que conhecia, a Av. do CPA que transitava no dia-a-dia. A procissão criava algo só dela, um lugar próprio – estar na procissão é estar nela onde quer que esteja. Depois disso, voltei todos os anos. É claro que muita coisa passou a fazer sentido tempos depois", relata.

Sendo vendido por R$ 25 no site e também nas livrarias Janina, “Vacilante” está sendo autopublicado graças ao financiamento feito pela Lei de Incentivo à Cultura, do Fundo Municipal de Apoio e Estímulo à Cultura de Cuiabá. Parte da tiragem foi doada para bibliotecas e instituições de ensino da rede pública.

Fonte - Olhar Conceito 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet