Mato Grosso,
Terça-feira,
23 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

22/10/2020 | 09:03

Oferta de vagas temporárias para o Natal deve encolher 20%

Redação TV Mais News

Oferta de vagas temporárias para o Natal deve encolher 20%

Foto: Brenno Carvalho

A oferta de vagas temporárias para o Natal deverá ser a menor em cinco anos. É o que aponta a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima a contratação de 70,7 mil trabalhadores no varejo para as vendas de fim de ano.

Segundo a projeção, a quantidade de postos deve recuar 19,7% em relação ao ano passado, quando foram criadas 88 mil vagas. A redução nos postos temporários foi antecipada pelo colunista do GLOBO Ancelmo Gois.

O Natal deve movimentar R$ 37,5 bilhões, um avanço de 2,2% no volume das vendas em relação a 2019, segundo a CNC. Para o economista Fábio Bentes, autor do relatório, o crescimento do comércio eletrônico reduziu as perdas do varejo na pandemia, mas impõe desafios à expansão das vendas em lojas físicas.

O número de vendedores, cargo que deverá ser ocupado por 49% dos trabalhadores contratados, será 25% menor em relação ao ano passado.

— A maioria dos postos de trabalho gerados pelo varejo é de vendedores, e no varejo eletrônico não há esse tipo de ocupação. Embora seja esperado um aumento de vendas em relação ao Natal do ano passado, a gente tem acompanhado os shoppings com baixa movimentação e o consumidor mais receoso em relação à compra presencial. Será um Natal com mais movimento no e-commerce — explica.

Já o salário médio deve alcançar R$ 1.319, valor 4,6% maior do que o da mesma época do ano anterior, sem descontar a inflação no período.

Morador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, o comunicólogo Leandro David, de 30 anos, é um dos que competem por uma vaga temporária por não conseguir emprego na própria área.

— Sempre mando meu currículo quando vejo alguma vaga surgir, mas está difícil. Muitas lojas fecharam por conta da pandemia — diz.

Além da menor oferta de vagas, que deverão ficar concentradas em novembro e dezembro, a taxa de efetivação dos temporários deve ser a menor em quatro anos, com expectativa de absorção de 16%.

— Embora a economia esteja se recuperando lentamente, ainda há incerteza — analisa Bentes.

Fonte - O Globo 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet