Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Esportes

23/10/2020 | 08:32

Quais recordes de Pelé estarão à prova na próxima década

Redação TV Mais News

Quais recordes de Pelé estarão à prova na próxima década

Foto: FRANCK FIFE / AFP

Quando Pelé ergueu pela terceira vez a Jules Rimet, em uma tarde ensolarada na Cidade do México, estabeleceu ali provavelmente o recorde mais difícil de ser batido da história do futebol. Ele se tornou o único jogador a ser três vezes campeão mundial. Outros craques fariam história na competição, mas nunca mais a combinação de longevidade em alto nível e hegemonia de uma seleção nacional se repetiria da mesma maneira.

O feito permanece único há 50 anos e pertence a Pelé desde que ele tinha 29. Hoje, o ex-jogador completa 80 sem que haja sinais a curto prazo de que alguém seja capaz de alcançá-lo. É raro, ainda mais no futebol de hoje, um protagonismo que dura mais de uma década, como o do Rei do Futebol.

Em um exercício fadado ao equívoco — ainda assim irresistível —, é possível dizer que Mbappé é, atualmente, o jogador com mais chances de igualar o Rei. Aos 19 anos, conquistou a Copa do Mundo com a França, em 2018. Se tudo correr naturalmente, terá ainda ao menos mais três mundiais pela frente em alto nível técnico e físico. Difícil é imaginar que o país europeu conseguirá renovar seus jogadores mantendo por tanto tempo o nível de qualidade do grupo que triunfou nos gramados da Rússia. Ainda que consiga, a imprevisibilidade dos Mundiais e seus míseros sete jogos fazem com que um domínio tão longo seja quase como ganhar na loteria. Esse bilhete premiado saiu apenas uma vez: para o Brasil de Pelé.

Marca de gols
Curiosamente, foram outros dois brasileiros que estiveram mais próximos de alcançá-lo. O lateral-direito Cafu e o atacante Ronaldo conquistaram o mundo em 1994 e 2002. Disputaram mais duas Copas, em 1998 e 2006, sendo que bateram na trave no Mundial da França.

Outro recorde de Pelé já passa de quatro décadas e pode ser batido em breve: o de número de gols em jogos oficiais. A contagem de 1.282 leva em consideração também partidas festivas, combinados e confrontos pelo Exército — eventos que não encontram comparativos com o calendário profissional do futebol atual, sobretudo em países onde se joga em alto nível e desfilam as principais estrelas.

Na era do jogo globalizado, leva-se em conta as partidas que ocorrem sob a chancela de federações. Nelas, o Rei tem 763 gols. Dos jogadores em atividade, quem está mais perto de alcançá-lo é Cristiano Ronaldo. São 742 gols e uma corrida discreta em busca do recorde do maior jogador de todos os tempos. Aos 35 anos, o português já não faz tantos gols como antigamente mas, como ainda não dá sinais de aposentadoria, pode ultrapassar o Rei.

— É sempre bom bater os recordes nesses tipos de listas. Mas, como digo sempre, não vivo obcecado pelos recordes. Eles chegam naturalmente. O do Pelé está muito longe, não penso nisso — afirmou Cristiano Ronaldo em entrevista ao Esporte Interativo, em outubro de 2019.

Outro membro da realeza do futebol está bem mais próximo de superar outro feito de Pelé. Messi, até agora, optou por construir uma história apenas com a camisa do Barcelona. Tanto que marcou 636 gols em 16 anos de jogos oficiais pelo time catalão. Ele está logo abaixo do brasileiro na lista de maiores goleadores por um único clube — o camisa 10 da Vila Belmiro fez 642 em 18 anos com o Peixe. É possível que o argentino o supere nesta temporada, o que não deixa de ser irônico: Messi fez de tudo, mas não conseguiu deixar o Camp Nou na última janela de transferências, o que acabaria com as chances de quebrar o recorde do brasileiro.

O mais antigo recorde de Pelé referente às suas artilharias caminha para a casa dos 60 anos. Em 28 de abril de 1963, em uma goleada sobre a França, ele superou Leônidas da Silva como o maior goleador da seleção brasileira, com 38 gols. Por mais oito anos, ampliou sua vantagem até os 77 que devem ser ultrapassados por Neymar. O herdeiro da camisa 10, ainda que longe do nível da majestade, seguiu caminho parecido, como a precocidade, a regularidade e o status de referência na seleção. Com 64 gols e ainda aos 28 anos, ele já superou outros goleadores que marcaram época com a camisa da seleção brasileira, como Zico, Ronaldo e Romário. Se mantiver a média atual, é provável que o atacante se torne o maior artilheiro do Brasil em 2022.

— Tomara que ele me passe e a seleção ganhe também. É importante não apenas fazer os gols, mas conquistar as vitórias que eu conquistei pela seleção — ressaltou Pelé em entrevista de 2015, quando Neymar ainda era o sétimo maior goleador da amarelinha.

Pelos clubes

Pelé é o detentor de outro recorde, também de 1963, relacionado a clubes. O atacante marcou sete gols em partidas pela Copa Intercontinental, precursora do Mundial de Clubes da Fifa. Ao se levar em consideração as duas competições, ele também é o principal artilheiro, com um gol a mais que o português Cristiano Ronaldo. Esse recorde, o gajo não sabe quando poderá quebrar, uma vez que ainda não existe uma definição sobre quando a competição voltará a ser disputada, por causa das mudanças no calendário provocadas pela pandemia da Covid-19.

Existem ainda alguns recordes brasileiros na Libertadores que estão na conta de Pelé e do Santos. O Peixe foi bicampeão seguido do torneio em 1962 e 1963. Era o único time do país a conseguir tal feito até 1993, quando o São Paulo de Raí venceu a competição duas vezes seguidas, mas não conseguiu superar o Peixe.

O próximo a tentar igualar o Santos de Pelé e o tricolor paulista é o Flamengo de Gabigol. Campeão continental em 2019, o rubro-negro segue forte para tentar manter o título na Gávea. Depois de oscilações com a saída de Jorge Jesus, a equipe voltou a jogar com regularidade sob o comando do catalão Domènec Torrent.

Com a saúde debilitada, o aniversariante Pelé observa de casa a longevidade de seus recordes, aqueles que estão prestes a ser batidos, e os outros por ora inatingíveis. Mas, independentemente de números, a majestade segue intocada.

Fonte - O Globo 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet