Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

23/10/2020 | 11:35

IBGE: 21,9 milhões de brasileiros já foram testados para a Covid-19

Redação TV Mais News

IBGE: 21,9 milhões de brasileiros já foram testados para a Covid-19

Foto: Getty Images

Cerca de 21,9 milhões de brasileiros, o equivalente a 10,4% da população, já realizaram algum tipo de teste para diagnosticar a Covid-19 até setembro. Os dados são da Pnad Covid, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Na comparação com agosto, 4 milhões realizaram algum tipo de exame para identificação da Covid-19 em um mês.

Do total de brasileiros testados, 4,9 milhões de brasileiros —22,2% daqueles que foram testados — tiveram o resultado positivo. Isso significa que de cada cinco pessoas que fizeram testes, pelo menos uma registrou resultado positivo para Covid-19.

— De agosto para setembro, foram mais quatro milhões de pessoas que fizeram o teste e cerca de um milhão a mais testou positivo — Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa do IBGE.

A pesquisa contempla o exame com material coletado na boca ou nariz com o cotonete (Swab nasal/RT-PCR), o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo, ou o exame sorológico com sangue retirado da veia do braço.

Os dados seguem indicando que a população pode estar tendo maior acesso aos testes, mas as  desigualdades entre os grupos de renda persistem. Quanto maior o nível de escolaridade e a renda, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste.

Entre as pessoas que recebem acima de quatro salários, 25% dos integrantes desse grupo fizeram o teste. Entre os mais pobres do país, com renda de até meio salário mínimo, esse percentual cai para 5,9%.

Em termos de escolaridade, quanto maior o nível, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste. Entre as pessoas sem instrução ao fundamental incompleto, 5,5% e, entre aqueles com superior completo ou pós graduação, 21,5%.

Segundo o IBGE, homens e mulheres fizeram o exame na mesma proporção, mas a testagem foi mais frequente para pessoas com idade entre 30 e 59 anos. Nessa faixa etária, 14,3% da população já fez algum tipo de teste.

O Distrito Federal foi o local com o maior percentual de testes realizados desde o início da pandemia, com 22,2% da população testada. O Piauí e Goiás estão em seguida, com 17% e 16% dos habitantes submetidos a algum tipo de testes para a Covid-19.

Por outro lado, Pernambuco registrou o menor percentual (6,8%) de exames realizados, assim como Acre e Minas Gerais, com 6,9% e 7,8% da população testada nesses últimos meses. Estes três estados seguem na lanterna de testagem, na comparação com agosto.

Fonte - O Globo 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet