Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

26/06/2017 | 18:28

Biblioteca Estevão de Mendonça abre inscrições para curso de leitura e escrita em braille

Secom-MT

Biblioteca Estevão de Mendonça abre inscrições para curso de leitura e escrita em braille

Foto: SEC-MT

A sala Braile, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM), está com inscrições abertas para o curso de Sistema de Leitura e Escrita Braille. O conteúdo é voltado para profissionais da educação e áreas afins da rede pública e privada, bem como pessoas da comunidade portadores de deficiência visual ou com baixa visão.

A carga horária é de 40 horas e as inscrições vão de 04 a 07 de julho, das 12h às 17h. As aulas acontecem de 17 a 28 de julho, de segunda a sexta, das 13h às 17h, sendo oferecidas 30 vagas. No ato da inscrição é preciso levar 2 litros de leite que serão doados às entidades beneficentes.

A sala Braille tem garantido a acessibilidade dos portadores de deficiência visual aos mais diversos conteúdos. Equipado com impressora, tablet, notebok, lupa bandeja e um teclado de digitação e leitura em braille, que foram adquiridos por meio do projeto de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, o espaço oferece ainda o serviço de impressão de publicações diversas em braille, mediante a solicitação dos usuários.

Na última semana foi impressa a obra Fundamentos da Urinoterapia: medicina natural, dieta e jejum, a pedido do professor Jackson Freitas. “Frequento a sala Braille há muito tempo e foi bom ter esse apoio da Biblioteca na impressão de uma publicação à qual não teria acesso se não fosse por meio dessa ajuda”.

Localizada no piso térreo da Estevão de Mendonça, a Sala Braille conta com um acervo de, aproximadamente, 2 mil obras em braille, incluindo livros impressos e em formato digital. O atendimento é realizado por um atendente deficiente visual.

A sala disponibiliza às pessoas com deficiência visual um acervo de clássicos da literatura nacional como obras de Monteiro Lobato e obras internacionais, a exemplo de um dos best-sellers de maior sucesso na atualidade, Harry Potter, em formato CD e impresso, contando ainda com diversos títulos em audiobook.

A Biblioteca Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, praça da República, centro de Cuiabá e está aberta ao público das 12h às 18h. Informações pelo telefone 3613-9240.
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet