Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Entretenimento

19/11/2020 | 08:08

Documentário sobre Hector Babenco representará o Brasil no Oscar

Redação TV Mais News

A Academia Brasileira de Cinema escolheu o representante nacional no Oscar 2021. Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz, foi o filme escolhido para disputar uma vaga na grande premiação do cinema.

Pela primeira vez desde 1961, quando o país se inscreveu pela primeira vez na categoria de filme internacional (anteriormente chamada de "filme estrangeiro"), o escolhido para representar o Brasil será um documentário, e não um longa de ficção. Na história do Oscar, até hoje nenhum documentário foi premiado na categoria, mas já houve outros filmes do gênero inscritos: em 2020, a Macedônia do Norte conseguiu uma indicação por Honeyland, que também disputou como melhor documentário.

Babenco acompanha a vida e a obra de Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro que se tornou um dos maiores nomes do cinema brasileiro, com longas como Pixote (1981), O Beijo da Mulher-Aranha (1984) e Carandiru (2003). O longa é obra de Bárbara Paz, que foi casada com Babenco. O diretor morreu em 2016, aos 70 anos de idade.

O filme, que traz uma abordagem bastante poética sobre as memórias e o legado do cineasta, já foi premiado no Festival de Veneza 2019, quando levou o troféu de Melhor Documentário da mostra Venice Classics - saiba mais.

A decisão de ter Babenco como representante brasileiro na premiação foi tomada por um comitê de profissionais da Academia Brasileira de Cinema, composto por André Ristum (diretor e roteirista), Clélia Bessa (produtora), Leonardo Monteiro de Barros (produtor de cinema e TV), Lula Carvalho (diretor de fotografia), Renata Maria de Almeida Magalhães (produtora) e Toni Venturi (diretor), também com a presença da presidente Viviane Ferreira (diretora e roteirista).

Babenco fazia parte de uma lista de 19 filmes brasileiros, e foi selecionado entre títulos como Minha Mãe é uma Peça 3, Jovens Polacas, Marighella, Todos Os Mortos, entre outros - confira a lista completa no site da ABC. Agora, Babenco disputará uma vaga na categoria de melhor filme internacional.

Antes do anúncios dos indicados, em 15 de março, a Academia ainda irá divulgar em 9 de fevereiro uma lista de dez finalistas à categoria de filme internacional. Adiada por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 25 de abril de 2021.

Fonte - Omelete

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet