Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Concursos

26/11/2020 | 10:46

Herpes, transmitida por humanos, matou macacos no Parque Mãe Bonifácia

Redação TV Mais News

A causa da morte de macacos saguis nas últimas semanas no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, foi uma infecção provocada por um herpes vírus humano. A doença foi transmitida aos primatas por algum alimento contaminado ou por contato próximo a uma pessoa doente. 

Ao menos 14 animais foram encontrados mortos no parque, que está fechado desde o dia 30 de outubro para investigar os casos e minimizar riscos aos visitantes. Os saguis foram encaminhados para exames na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os testes deram negativo para febre amarela, raiva e covid-19.

Em humanos, o herpes viral provoca aftas na boca, mas em primatas pode ser fatal. A principal hipótese é que um sagui tenha se contaminado e transmitido a doença aos demais do grupo.

A recomendação é que seja evitada a proximidade com os macacos no parque e que não sejam dados alimentos a eles, tanto para prevenir a transmissão de doenças quanto para evitar desequilíbrios ambiental e nutricional dos animais. 

A previsão é que o parque seja reaberto nos próximos dias. 

Fonte - Repórter MT 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet