Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

02/12/2020 | 12:53

Tangará decreta situação de emergência por falta de água

Redação Tv Mais News

Tangará decreta situação de emergência por falta de água

Foto: DIVULGAÇÃO

Moradores de Tangará da Serra vivem meses de dificuldade com racionamento de água. Não chove o suficiente para encher reservatórios e quem não consegue buscar água nos locais de distribuição depende da ajuda de voluntários. O racionamento entrou em vigor em setembro e ainda não tem previsão para ser suspenso. Por causa do problema, a prefeitura decretou situação de emergência.

No decreto assinado em 24 de novembro, consta que os "níveis dos mananciais se encontram muito abaixo dos padrões prudenciais e necessários" e que com as "altas temperaturas há o aumento do consumo de água pela população, gerando sérios problemas no abastecimento de água".

A situação de emergência tem validade de 60 dias e autoriza as restrições na distribuição de água, assim como o uso de propriedades privadas e a convicação de servidores em caso de urgência.

Segundo o prefeito Fábio Junqueira (MDB), para driblar a situação, o abastecimento tem sido feito por meio de caminhão-pipa. A distribuição é feita em pontos estratégicos da cidade e a comunidade busca o líquido para suas necessidades básicas.

“São colocados diversos poços artesianos à disposição da população que dispõe de caminhonete com caixa d'água. Os pipas distribuem agua nos bairros de acordo com cronograma divulgado diariamente.”, informou o gestor ao .

Quem não consegue recolher a água nos pontos de distribuição conta com a ajuda de voluntários. Segundo matéria divulgada pelo site Tangará em Foco, grupos de moradores que dispõe de veículos e caixa d’água pegam a água nos pontos de distribuição e levaram a quem mora em bairros mais distantes.

Além dos caminhões-pipa, o prefeito informou que foi feita uma transposição de água da bacia do córrego do Russo para o rio Queima Pé, onde fica a estação de tratamento e distribuição da água.

FONTE: GAZETA DIGITAL

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet