Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

09/12/2020 | 07:44

Casos de Covid-19 em adolescentes crescem quase 800% em Cuiabá desde julho

Redação TV Mais News

A taxa de incidência do novo coronavírus (Covid-19) aumentou em todas as faixas etárias nos últimos seis meses, mas o crescimento foi mais significativo entre as crianças e adolescentes. Nestas fatias da população os crescimentos foram de 550 e 794%, respectivamente, enquanto entre os idosos a taxa cresceu 348%. A análise refere-se ao período desde o informe epidemiológico nº 16, em 18 de julho.

Os dados foram apresentados no informe epidemiológico nº 36, referente à semana epidemiológica número 49, entre 29 de novembro e 05 de dezembro de 2020. Semanalmente a Secretaria de Saúde de Cuiabá, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, publica o Informe Epidemiológico sobre a COVID-19, com o objetivo de monitorar o padrão de morbidade e mortalidade e descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG pelo SARS-Cov-2 em residentes no município de Cuiabá. 

Além destas informações sobre a taxa de incidência, o informe também mostra que, até o dia 5 de dezembro de 2020, último sábado, Cuiabá registrou 36.177 casos de Covid-19 entre seus residentes, sendo 93,4% recuperados e 1.092 mortes.

Cerca de 30% dos casos, 60% dos indivíduos internados e 75% dos óbitos por Covid-19 referiram presença de comorbidades, destacando-se hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Percebe-se que o risco de internação se eleva com a idade, sendo maior no sexo masculino, exceto na faixa etária de 20 a 29 anos.

Há, ainda, uma tendência crescente do risco de morte com aumento da idade, e um risco cerca de duas vezes maior para o sexo masculino comparado ao feminino, exceto para o grupo de 20 a 29 anos, em que o risco é maior no sexo feminino.

Na última semana foram notificados 193 novos casos e seis óbitos na capital. Isso representa uma redução do número casos e óbitos semanais, e também redução do valor de Rt, a “taxa de transmissão”, que está em 0,72. Exceto pelo Rt estimado (1,33) na semana 47, os valores de Rt se mantém inferior a 1,0 desde a semana epidemiológica 27 (28 de junho a 04 de julho).

Fonte - Olhar Direto 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet