Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

05/10/2017 | 12:31

​Ministério da Educação sinaliza parcerias para reconstrução de escolas municipais

Da redação

​Ministério da Educação sinaliza parcerias para reconstrução de escolas municipais

Foto: Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, apresentou nesta quarta-feira (04) ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, o planejamento para a implantação de um programa de reconstrução de 96 unidades de ensino municipal. O ato faz parte de uma série de agendas que o gestor tem cumprido nesta semana em Brasília, no intuito de captar recursos para investir em infraestrutura, ações esportivas, e também na área educacional da Capital.

A intenção do prefeito é conquistar um aporte financeiro, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para que o programa já possa contemplar pelo menos 30 unidades. Para isso, Emanuel apresentou um completo diagnóstico da situação dessas 96 escolas, elaborado a partir de um detalhado levantamento feito pela atual gestão. Além disso, também esteve em pauta a instituição de uma parceria para a construção de 28 quadras poliesportivas cobertas, sendo 20 na área urbana e oito na zona rural.

Sensibilizado com a atual conjuntura dos educandários apresentados no levantamento, o ministro solicitou o encaminhamento da demanda ao presidente do FNDE, Silvio de Souza Pinheiro, pedindo celeridade no atendimento das questões pleiteadas. O prefeito deixou também adiantado um novo encontro com a equipe técnica do Fundo Nacional, para discutir a inclusão do município no Plano de Ações Articuladas (PAR), visando a construção de novas escolas.

“Apresentamos essa análise ao ministro e reivindicamos um apoio do Governo Federal para que consigamos melhorar a qualidade das nossas escolas. Estamos trabalhando para construir uma cidade humaniza e inclusiva para todos. E não tem como pensar nisso sem melhorar a educação, que é base de evolução da sociedade. Vamos universalizar as estruturas das nossas unidades de ensino, permitindo que nossas crianças tenham as condições adequadas para um aprendizado de qualidade”, comentou Emanuel.  

O ministro também foi convidado para participar da inauguração de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que serão realizadas no fim deste ano, nos bairros Altos da Serra e Residencial Santa Terezinha.

Modernização do ensino

A atuação do chefe do Executivo municipal em Brasília faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Cuiabá já vem desenvolvendo com o objetivo de melhorar a estrutura física da rede de educação municipal e também de oferecer a modernização na metodologia de ensino.

Dentro desse plano de avanço, se encontra, por exemplo, o convênio de R$ 13 milhões firmado com a multinacional de tecnologia e informática, Microsoft. Fruto de uma articulação realizada pelo prefeito nos Estados Unidos, a empresa irá repassar o valor ao Município em forma de doação de softwares e o acesso gratuito, para professores e alunos, a diversos programas educacionais da multinacional. 

Outra importante medida idealizada a partir de parceria com a iniciativa privada é a implantação do programa “Net Escola”, que está contemplando 82 escolas municipais com pontos de acesso à internet WI-FI banda larga e TV a cabo com sinal HD ou digital. O programa é executado contando com a cloaboração das empresas NET, Claro e Embratel, gerando custo zero para os cofres públicos e beneficiando cerca de 25 mil alunos. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet