Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

23/12/2020 | 08:06 - Atualizada em 23/12/2020 | 12:56

Deputada propõe obrigatoriedade na apresentação da carteira de vacinação para concorrer em eleições

Redação TV Mais News

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) assinou como coautora o Projeto de Lei (PL) 5651/2020, que torna obrigatória a apresentação da carteira de vacinação atualizada, para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral. O PL foi apresentado nesta terça-feira (22), na Câmara, pelo deputado Rogério Correia (PT-MG).

O Projeto altera o artigo 11 da Lei 9.504 de 1997 (Lei das Eleições), ao acrescentar no parágrafo 1º desse artigo, o inciso X. Dessa forma o texto passa a vigorar com a seguinte redação: ‘o pedido de registro deve ser instruído com os seguintes documentos...Carteira ou atestado de vacinação atualizados, a partir do ano de 2021, em consonância com as disposições do Ministério da Saúde e das Secretarias da Saúde dos Estados e Distrito Federal’.
Na justificativa do PL, os deputados afirmam que ‘a vacinação é medida preventiva fundamental à proteção coletiva e, principalmente, para evitar que doenças altamente contagiosas se propaguem em
Massa’. Destacam ainda que, ‘apesar da elevada eficiência das vacinas e do sucesso das aplicações em massa para erradicar doenças e evitar crises sanitárias como essa de 2020, há uma ascendência do movimento antivacina e de governos negacionistas que questionam a necessidade e eficácia da vacinação’.

Os parlamentares lembram ainda que no contexto da pandemia de Covid-19, ‘o Supremo Tribunal Federal, no dia 17 de dezembro de 2020, definiu como constitucional a vacinação compulsória contra o novo coronavírus’. Por isso, o PL visa garantir que todos os cidadãos e cidadãs que queiram exercer cargos públicos pela via do voto direito da população, garantam o cumprimento da obrigatoriedade da vacina, podendo se candidatar somente os vacinados e vacinadas mediante apresentação da carteira de vacinação.



Fonte: Folha Max

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet