Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

25/12/2020 | 08:45

Cuiabá foi a primeira cidade mato-grossense a disponibilizar aulas em canal aberto de TV

Redação TV Mais News

Cuiabá foi a primeira cidade mato-grossense a disponibilizar aulas em canal aberto de TV

Foto: Jorge Pinho

A inesperada pandemia provocada pelo coronavirus trouxe como consequência a necessidade de distanciamento físico e, com isso, a suspensão das aulas presenciais na rede pública municipal de Educação. Com as medidas de prevenção à Covid 19, foi preciso uma mediação pedagógica não presencial e uma nova realidade nos espaços das unidades educacionais que promoveram novas possibilidades didático-pedagógicas. Nesse contexto, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sob o comando do prefeito Emanuel Pinheiro, tomou a decisão de implantar o Programa @portaldaescolacuiabana com o objetivo de garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes.

A secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado conta que para enfrentar esse desafio foram organizadas plataformas digitais, com o auxilio das Tecnologias da Informação e Comunicação, em consonância com a perspectiva da Educação à Distância. “Com a preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro de que o ensino não parasse em Cuiabá e com o respaldo do Programa @portaldaescolacuiabana passamos a oferecer aulas através das plataformas e tecnologias digitais com a utilização de aplicativos, TV aberta, youtube e outros recursos e mídias”, explicou Edilene Machado.

Em março com o Decreto nº 7.846 e amparado nas orientações da Organização Mundial de Saúde, o executivo Municipal determinou o início do período de isolamento domiciliar. “A Secretaria de Educação foi a primeira de Mato Grosso a iniciar aulas não presenciais. Desde então o @portaldaescolacuiabana vem alcançando um número cada vez maior de acessos. Pelo portal são transmitidas informações, seminários e webnários temáticos focados na modalidade Educação à Distancia e conteúdos voltados diretamente para os estudantes”, destacou a secretária interina.

No portal estão disponíveis mais de 400 videoaulas, vídeos institucionais e momentos formativos como o 4º Seminário da Educação Básica e os webnários temáticos, que ao longo de oito edições online reuniu profissionais da Educação e especialistas de Cuiabá, municípios do interior e de outras partes do Brasil, para discutir e avaliar questões ligadas a Educação Especial, ensino EAD, protocolos de biossegurança, alfabetização em atividades remotas, metodologias ativas no ensino da Língua Portuguesa e Matemática em espaços virtuais, educação inclusiva entre outros.

Kits pedagógicos e de material escolar

Nesse período, a fim de complementar as aulas online, a Secretaria de Educação deu continuidade a entrega dos kits pedagógicos e de material escolar. Todos os mais de 52 mil alunos atendidos nas unidades educacionais do município receberam os kits de material escolar e, de acordo com o Ano, os kits pedagógicos dos Programas de Alfabetização Cuiabano (ProAC) para a Educação Infantil, de Melhoria da Proficiência (PROMP) para o Ensino Fundamental e da Escola da Inteligência.

Os alunos matriculados nas unidades do campo, não atendidos pelo ensino à distância (EAD) devido às dificuldades de sinal de internet e grandes distâncias das comunidades e sítios, receberam as atividades impressas, complementadas com os kits. “Para que pudéssemos atender os mais de 2,5 mil alunos das oito unidades do campo matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação montou uma logística para a entrega e recolhimento das atividades nas comunidades mais distantes e sítios e a entrega dos kits. Essas ações são parte das medidas adotadas pela gestão para suprir as necessidades dos estudantes, elevando o número de atendimentos das unidades e diminuindo os impactos sociais e pedagógicos, causados pela suspensão das atividades presenciais nas unidades educacionais, cumprindo as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro de que o processo de ensino aprendizagem não poderia ser interrompido”, ressaltou a secretária interina Edilene Machado.

De acordo com a secretária, em relação ao ano letivo 2021, ainda não há uma definição já que as decisões são tomadas com base nas orientações das autoridades de Saúde e da Vigilância Epidemiológica. “Nossas aulas terão início em fevereiro e a rede pública municipal de Educação já vem se preparando desde abril, quando iniciamos as discussões para um plano estratégico de retorno seguro as salas de aula. Esse Plano Estratégico de Retorno às Atividades Presenciais da Rede Municipal de Cuiabá, reunindo os protocolos de biossegurança e orientação foi finalizado, os profissionais passaram por formações específicas nesse sentido, a Secretaria de Educação adquiriu os dispenderes de álcool em gel, tapetes sanitizantes e máscaras para os alunos, e os demais insumos de limpeza. De forma presencial ou hibrida, Cuiabá dará continuidade ao processo ensino aprendizagem, garantindo esse direito básico as nossas crianças”, disse ela.

Avanços

Ao falar sobre os desafios de 2020, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou que a Educação não parou no pedagógico e também não parou na modernização da infraestrutura da rede, com obras importantes em andamento e entregas para a população. No segundo semestre foram inauguradas as reformas gerais de unidades educacionais tradicionais como as EMEBC Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite e Profª Benedita Xavier Rodrigues, no Distrito da Guia e no Sucuri, além do novo CEIC Rosângela Campos, no Pedregal e ainda as EMEB Profª. Gracildes Melo Dantas, no bairro Altos da Glória e, Irmã Maria Betty de Souza Pires, no bairro Novo Mato Grosso.

E, nos primeiros meses de 2021, devem ser entregues à população os Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) Delmira Monteiro de Figueiredo, no Pedregal e Sérgio Luiz Ferreira, no Parque Geórgia.

“Além disso, um marco importante para continuarmos avançando na Educação foi o lançamento da 2ª edição da Política Educacional da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá – Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão, além de outras ações como a entrega dos kits da alimentação escolar, que em dezembro atenderá 100% dos estudantes da rede pública municipal de ensino e que vem sendo fundamental para as famílias neste momento difícil. Todo esse esforço e o comprometimento dos profissionais da Educação nos fizeram superar os desafios e continuar avançando na qualidade de ensino e na humanização e, nossa meta para a próxima gestão é continuar promovendo a transformação da Educação”, salientou o prefeito Emanuel Pinheiro.




Fonte: Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet