Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

26/12/2020 | 08:26

2021 pode começar com tempestades

Redação TV Mais News

Mato Grosso viveu um período de estiagem muito incomum para o último quadrimestre do ano, período da primavera, de 22 de setembro a 21 de dezembro, quando as chuvas costumam cair forte no estado, porém, em 2020 não foi bem assim e as precipitações ‘desapareceram’.

De acordo com o meteorologista Mamedes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Brasília (DF), o que ocorreu nesse período foi um fenômeno conhecido como veranico ou veranito, um fenômeno meteorológico que consiste em um período de estiagem, acompanhado por calor intenso, forte insolação e baixa umidade relativa em plena estação chuvosa, que é o caso de Mato Grosso nesse período da primavera, estação já caracterizada por seu clima irregular.

“A chuva deu uma parada, o sol abriu, o calor aumentou muito em toda essa área central do país, mas deverá voltar com bastante força com o verão”, explicou o meteorologista.
Outro fator que influenciou o clima nesse período foi o efeito La Niña, fenômeno que entrou em atividade no mês de setembro e durou até novembro, provocando mais chuvas para as regiões Norte e Nordeste, e um clima mais seco para o Sudoeste e Centro-oeste.

Mamedes explicou que com o início do verão, em 22 de dezembro, as chuvas chegarão de forma mais regular e cairão com bastante força no estado, principalmente nas regiões de plantação no interior.

O mês de janeiro deve ser tomado por fortes pancadas de chuvas com possibilidade de tempestades. O período chuvoso pode perdurar até abril, quando deve dar espaço à época da seca até o mês de setembro.
“Esse veranico normal pode acontecer de uma a duas semanas sem chuva, só que depois ela volta. É o que deve estar acontecendo agora. A chuva deu uma parada, o sol abriu, o calor aumentou muito em toda essa área central do país, mas a chuva deverá voltar com bastante força com o verão”, explicou o meteorologista.

Com base nas informações, e o clima retomando a regularidade, o mês de janeiro deve ser tomado por fortes pancadas de chuvas com possibilidade de tempestades. O período chuvoso pode perdurar até abril, quando deve dar espaço à época da seca até o mês de setembro.



Fonte: Reporter MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet