Mato Grosso,
Segunda-feira,
6 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

29/12/2020 | 07:51 - Atualizada em 29/12/2020 | 07:52

Compras pelo crediário voltam a crescer em Cuiabá

Redação TV Mais News

Compras pelo crediário voltam a crescer em Cuiabá

Foto: Divulgação

As compras parceladas tanto pelo cartão private label/cartão de loja quanto pelo carnê voltam a crescer na capital. Segundo informação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), comparando dezembro de 2020 com o mesmo período do ano passado, até o dia 27 o aumento foi de 2,1%, destacando que somente na semana que antecede o natal, o aumento ficou em 4,4%.

O crediário é um sistema de crédito que permite que o valor de uma compra seja parcelado. Por constituir acesso a um crédito, as parcelas que devem ser pagas podem conter o pagamento de juros. O consumidor sai do estabelecimento sabendo exatamente quanto pagará e a data de vencimento de cada parcela.

Essa modalidade apresenta alguns fatores positivos, como o número de parcelas que na maioria das compras é maior que do cartão de crédito e os juros que são mais baratos, em média, chega próximo de 3 vezes menor que do cartão de crédito. A CDL Cuiabá avalia que com a entrada do cadastro positivo, a concessão de crédito ficou ainda mais segura e isso tem possibilitado novos entrantes que antes não conseguiam comprovar o bom histórico de pagamentos. Estima-se que o número pode chegar a aproximadamente 20 milhões de brasileiros que são bons pagadores e que não tinham crédito no mercado.

Existem outros fatores que explicam esse aumento nas vendas, a própria redução do número de inadimplentes dentro do estado de Mato Grosso, fazendo com que os consumidores acostumados com essa modalidade tenham novamente crédito no mercado e a confiança da população de voltar a realizar novamente compras parceladas.

"É importante dizer que esse aumento das vendas pelo crediário é um termômetro importante para avaliarmos o movimento do comércio neste fim de ano. Mostra que tivemos um número positivo quanto ao consumo, mas é importante destacar que apesar do número maior de pessoas com crédito no mercado e dos novos entrantes de bons pagadores, o risco da inadimplência por mais que tenha sido reduzido, sempre existirá, muito pelo fato de aproximadamente apenas 10% da população brasileira possuir o hábito de realizar planejamento financeiro pessoal/familiar de inicio de ano", destacou o superintendente da entidade, Fábio Granja.

Granja salienta que em um ano normal, sem pandemia, o início do ano é o período das matriculas e materiais escolares e de pagamento de impostos como IPVA e IPTU. A facilidade do crédito pode fazer que o consumidor acumule prestações sem perceber. "Para os menos organizados, o impacto no orçamento doméstico com outros compromissos financeiros pode ser bastante negativo. Quem compromete mais de 30% da renda familiar com prestações acumuladas, sejam elas através de crediário, cartão ou cheque pré-datado, pode sofrer sérios desarranjos no orçamento, caso haja uma situação emergencial", disse ele. 




Fonte: Assessoria CDL Cuiabá

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet