Mato Grosso,
Quinta-feira,
16 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

02/01/2021 | 08:38

Estudo aponta que novo coronavirus pode impactar cérebro por meio do sistema imunológico

Redação TV Mais News

Estudo aponta que novo coronavirus pode impactar cérebro por meio do sistema imunológico

Foto: Freepik

Cientistas americanos publicaram estudo nos institutos nacionais de saúde que sugere que o novo coronavirus pode impactar o cérebro de pacientes por meio do sistema imunológico do próprio infectado.

Com o auxílio de aparelhos de ressonância magnética de alta sensibilidade, a equipe analisou o tecido cerebral de 19 pessoas que morreram da doença. Os pesquisadores não encontraram rastros do vírus na cabeça, mas identificaram vasos sanguíneos obstruídos, diluídos e com vazamento. Próximo à esses vasos, também havia sinais de inflamação.
Para os cientistas, a descoberta indica que as lesões não foram causadas diretamente pela Covid-19, e sim por uma resposta imunológica falha, resultado da infecção.

De acordo com a professora do Departamento de Neurologia da UNICAMP, Clarissa Lin Yasuda, mesmo que o vírus não esteja presente no cérebro, não significa que ele não causou impactos. “A gente não sabe qual é a carga viral que chega, como chega, que tipo de lesão que ele determina no cérebro. Ainda estamos em uma busca desesperada para tentar entender”, diz a professora.
Os pacientes analisados tinham entre 5 e 73 anos, com problemas de saúde como diabetes e doenças cardiovasculares. Apesar dos sinais encontrados, nenhum morreu de doenças cerebrais. Os resultados trazem novas evidências de que a inflamação é um fator chave para explicar como a Covid-19 afeta o corpo.

Clarissa contraiu a Covid-19 em agosto. Ela continua a sentindo sintomas que não apresentava antes de ser infectada. “Tenho muita queixa na parte de cognição, não tenho a mesma velocidade de processamento, tenho muita fadiga, sonolência diurna e lentificação do pensamento. A gente não sabe se essas alterações que estamos apresentando são passageiras ou permanentes”, completa a especialista.

Veja a matéria sobre o tema que foi ao ar no Jornal da Cultura esta sexta (1).
https://www.youtube.com/watch?v=MEB5i0IhSVE&feature=youtu.be




FONTE: TV Cultura
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet