Mato Grosso,
Quinta-feira,
18 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

07/01/2021 | 08:25

Pazuello diz na TV que país está preparado para executar plano de vacinação

Redação TV Mais News

Pazuello diz na TV que país está preparado para executar plano de vacinação

Foto: Reprodução/Facebook

Em pronunciamento em rede aberta, o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello declarou que a pasta está preparada “em termos financeiros, organizacionais e logísticos” para executar o plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

Entre os pontos principais do pronunciamento, Pazuello comentou sobre a situação do Brasil quanto à materiais indispensáveis para o processo de imunização.
“O Brasil já tem disponíveis cerca de 60 milhões de seringas e agulhas nos estados e municípios, ou seja, número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro. Temos também a garantia da Organização Panamericana de Saúde de que receberemos mais 8 milhões de agulhas e seringas em fevereiro, além de outras 30 milhões solicitadas à Abimo (Associação dos Produtores de Seringas)”, disse o ministro.

Pazuello também mencionou que além das vacinas já asseguradas para este ano, a Coronavac, do laboratório Sinovac e Instituto Butantan, e a vacina de Oxford e AstraZeneca, o país também negocia com o laboratório Gamaleya, da Rússia, Janssen, Pfizer e Moderna, dos EUA, e Barat Biotech, da Índia.
O ministro frisou que o processo de negociação com a Pfizer ainda depende da resolução de imposições “que não encontram amparo na legislação brasileira”, como a isenção total de responsabilidade civil por efeitos colaterais advindos da aplicação, transferência do foro de julgamentos de possíveis ações judiciais para fora do Brasil e disponibilização permanente de ativos brasileiros no exterior para a criação de um fundo caução para custear possíveis ações judiciais.

Eduardo Pazuello citou o a MP (Medida Provisória) assinada, esta quarta (6), pelo presidente Bolsonaro que trata de medidas excepcionais para a aquisição de vacinas, bens e insumos no combate ao novo coronavírus. Ele ressaltou que a norma prevê a coordenação do Ministério da Saúde na execução do plano nacional de imunização e a contratação de vacinas e insumos contra a Covid-19.

“Asseguro que todos os estados e municípios receberão a vacina de forma simultânea, igualitária e proporcional a sua população”, declarou.

O ministro da Saúde completou dizendo que “no que depender do Ministério da Saúde e do presidente da República a vacina será gratuita e não obrigatória”. Ele não divulgou uma data definitiva para o início da campanha de vacinação.



FONTE: TV Cultura

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet