Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

27/06/2017 | 16:35 - Atualizada em 27/06/2017 | 16:37

Prefeitura de Pedra Preta recebe Plano Municipal de Saneamento Básico

Da Redação

A Prefeitura Municipal de Pedra Preta recebeu na noite desta segunda-feira (26/06), a minuta do Plano Municipal de Saneamento Básico de Pedra Preta (PMSB). O plano institui metas a serem cumpridas dentro de um planejamento pelos próximos 20 anos e propõe a universalização e qualidade dos serviços públicos de saneamento básico.

O Plano foi elaborado após uma avaliação nos serviços de saneamento básico realizado em toda área urbana e rural do município em fevereiro de 2016. Passaram pelo processo de avaliação os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

A elaboração e execução do PMSB é uma ação em conjunto entre Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Governo do Estado, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (Uniselva).

Durante a entrega os responsáveis pela elaboração do Plano, técnicos da Ufmt mostraram para o público presente um breve resumo de como foi realizado o processo de construção do Plano, e explicaram quais os próximos passos do Plano até sua devida execução.

De acordo com engenheiro sanitarista da UFMT, Rodrigo Accioly o Plano é uma obrigação conforme a Lei de Saneamento Básico 11445/07, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico de cada município. “A ausência do seguimento desse Plano inibe o município de receber recursos federais e estaduais para investimento na área de saneamento. Pedra Preta é um dos 106 municípios do estado a receber o plano”, ressaltou.

Para a secretária Municipal de Meio Ambiente, Fabiany Natalia Resende de Freitas o recebimento é uma grande conquista, pois o município há muito tempo espera pela implementação das etapas e metas contidas no Plano. “Seguindo o Plano o município poderá ter desenvolvimento e a população mais qualidade de vida. Hoje estamos recebendo a fase final do Plano e acredito que o Poder Legislativo e Executivo vão aprovar e muito em breve ele será executado”, disse a secretária.
 
 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet