Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

08/01/2021 | 12:43

Qual o calendário para o Imposto de Renda 2021? Tire suas dúvidas

Redação TV Mais News

Qual o calendário para o Imposto de Renda 2021? Tire suas dúvidas

Foto: Reprodução

Preparado para declarar seu Imposto de Renda 2021? Entre os meses de março e abril, os contribuintes que tiveram rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2020 devem acertar as suas contas com a Receita Federal.

Quem estiver obrigado e não apresentar ou entregar a declaração fora do prazo vai pagar multa de no mínimo R$ 165,74. O valor máximo é o equivalente a 20% sobre o IR devido.
Quando começa a declaração do IR 2021? O calendário oficial ainda não foi divulgado. Tradicionalmente, o prazo de declaração começa no dia 1º de março e se encerra em 30 de abril. Ou seja, o contribuinte tem, historicamente, 60 dias para prestar contas junto ao Fisco. Mas, no ano passado, por conta da pandemia, a Receita Federal prorrogou a data final para 30 de junho. A tendência é que o calendário volte à normalidade em 2021.

Restituição
A restituição do Imposto de Renda ocorre quando o Fisco detecta que o contribuinte pagou mais impostos do que o devido. Desta forma, a quantia excedente é restituída até o mês de dezembro do mesmo ano em que a declarada foi realizada.

A prioridade de pagamento, geralmente, é dada a idosos, portadores de doenças graves, deficientes físicos e mentais. No entanto, quem enviar a declaração no início do prazo, sem erros ou omissões, também poderá receber mais cedo a restituição.
Qual é o calendário da restituição do IR 2021? As datas ainda não foram divulgadas pela Receita Federal. Mas os valores deverão ser pagos em lotes, assim como nos anos anteriores.

Quando o dinheiro cai na conta? Em média, o dinheiro cai na conta uma semana após a divulgação dos lotes de restituição. O calendário para cada lote do IR 2021 ainda não foi divulgado pela Receita Federal.


FONTE: TV Cultura

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet