Mato Grosso,
Quarta-feira,
24 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

21/01/2021 | 07:22 - Atualizada em 21/01/2021 | 08:36

Advogada assume cargo após presidente do Indea-MT ser denunciado por assédio sexual

Redação TV Mais News

Advogada assume cargo após presidente do Indea-MT ser denunciado por assédio sexual

Foto: Indea/MT

A servidora Emanuele Gonçalina de Almeida, de 39 anos, foi nomeada presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (20).
O presidente anterior, Marcos Catão Dornelas Vilaça, foi denunciado por uma ex-servidora da pasta por assédio sexual supostamente cometido no final do ano passado. Com a repercussão e pressão de movimentos sociais, ele pediu afastamento do cargo na segunda-feira (18).
Emanuele é advogada, concursada e trabalha há sete anos no órgão de defesa, exercendo anteriormente o cargo de diretora administrativa.

“A nova presidente tem como objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado no Indea na gestão do governador Mauro Mendes, valorizar o servidor do Instituto e trabalhar de forma democrática com a área técnica”, disse a assessoria da pasta.

Até Quando?
Antes do anúncio de Marcos Catão, cerca de 50 mulheres que fazem parte do movimento “Até Quando?” realizaram uma manifestação contra a atitude do governo estadual em manter no cargo o presidente do Indea.

A manifestação surgiu do grupo “Mulheres MT”, e conta também com uma série de vídeos com o tema “Até quando?”.

O caso
De acordo com a vítima, ela era responsável por auxiliar o presidente, servir café e outras atividades da função dela.

No dia 12 de novembro, a ex-assessora relatou que entrou na sala do presidente para repor garrafas de água e que passou a ser assediada. Catão teria dito que ‘ela não precisava ficar de máscara na sala’.

Em seguida ele teria massageado o órgão sexual dele sobre a calça, olhando para a vítima.

A jovem relatou, em depoimento, que ficou em choque, mas mesmo assim trabalhou no dia seguinte. Ela decidiu contar sobre o episódio à família dela, que a aconselhou a pedir desligamento do Indea e registrar boletim de ocorrência.

A exoneração da servidora foi feita no dia 16 de novembro e publicada no dia 24 de novembro no Diário Oficial do Estado (DOE).



FONTE:G1 MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet