Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Brasil

25/01/2021 | 08:39

24 mil doses da vacina de Oxford chegam em aeroporto em MT

Redação TV Mais News

24 mil doses da vacina de Oxford chegam em aeroporto em MT

Foto: Secom/MT

Mato Grosso recebeu, neste domingo (24.01), 24 mil doses da vacina AstraZeneca, de Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será totalmente destinado aos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
Diferente da primeira remessa, em que foram encaminhadas 126 mil doses para imunizar cerca de 63 mil pessoas, com duas doses para cada, neste lote o Ministério da Saúde decidiu encaminhar os imunizantes relativos especificamente à primeira dose, de forma que todo o quantitativo será utilizado na primeira aplicação.
A remessa com as unidades da segunda dose da vacina AstraZeneca será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.
A vacina de Oxford foi liberada no sábado (23) pela Fiocruz.
As doses da nova vacina chegaram nesta manhã no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
A partir de agora, equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Na segunda-feira passada (18), Mato Grosso recebeu 126.160 doses da Coronavac do Ministério da Saúde, na primeira fase da campanha.

Plano Nacional de Imunização
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, essa quantidade será destinada à aplicação da primeira dose em trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Portanto, com as novas doses, será possível dar continuidade à imunização de 24 mil profissionais da saúde.
Como este é um imunizante diferente daquele já distribuído, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) irá decidir, junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) o público prioritário que integra o grupo de trabalhadores da saúde para a distribuição proporcional aos municípios.
O estado repetirá toda a logística que já foi desenhada para a distribuição das doses da CoronaVac, que engloba o apoio das equipes de segurança.

Plano Estadual
O governo de Mato Grosso fez um Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Com o objetivo de promover a adequada logística da vacina, com segurança, efetividade e equidade, a SES vai ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma Central Estadual e mais quatro Centrais Regionais (Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre.

O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.



FONTE: G1 MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet