Mato Grosso,
Quarta-feira,
15 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

01/02/2021 | 17:11

Piracema chega ao fim com uma tonelada de pescado apreendido e mais de R$ 305 mil em multas

Redação Tv Mais News

Piracema chega ao fim com uma tonelada de pescado apreendido e mais de R$ 305 mil em multas

Foto: Max Aguiar / Olhar Direto

Mais de uma tonelada de pescado irregular foi apreendida durante o período de piracema em Mato Grosso. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) nesta segunda-feira (1), que também apontou um montante de mais de 300 mil reais em multas aplicadas. Para o secretário executivo da Sema, Alex Marega, os números são resultado de uma fiscalização mais intensa na região da baixada do rio Cuiabá.

No balanço realizado pela Secretaria, ao todo foram 201 redes apreendidas, além de 46 tarrafas, e mais de 900 apetrechos de pesca proibidos. Com relação às redes, o número aponta um crescimento de 28,8%, comparado ao do último período de proibição.

Para o secretário, o aumento no número de instrumentos de pesca apreendidos se dá em decorrência do novo enquadramento das fiscalizações. “Estamos intensificando a apreensão de equipamentos que são utilizados na pesca predatória, como os barcos, as redes e todos os outros apetrechos. Apreendemos redes de 200 e até mil metros, ou seja, equipamentos de grande porte, e que causam um grande impacto sobre a nossa fauna”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretário, em todo o estado foram 28 pessoas conduzidas para a delegacia, incluindo registros de porte ilegal de arma de fogo. “Nós também identificamos pessoas que estavam portando arma ilegalmente, e essas pessoas foram conduzidas para a delegacia”, disse.

Ao todo, foram 32 autos de infração, 311 autos de inspeção, 66 boletins de ocorrência e patrulhamento diário nas pontes da região metropolitana de Cuiabá.

Recursos das multas

Somando mais de 305 mil reais em multas aplicadas, todo o recurso arrecadado deve ser empregado em novas ações de fiscalização e conservação ambiental. “Esse dinheiro é aplicado no investimento das nossas ações ambientais, ele não pode ser utilizado em outras coisas”, relatou Marega.

Questionado sobre a efetividade do pagamento das multas, o secretário reforçou a estratégia do governo para arrecadar o valor apontado. “Contratamos mais advogados e outros profissionais para que estes autos sejam julgados de forma célere. A determinação do governador é que a gente inscreva estes infratores que não pagaram suas multas na Dívida Ativa e no Serviço de Proteção ao Crédito, para que eles possam ser responsabilizados de fato”, concluiu.

Mesmo diante do encerramento do período da piracema, que seguiu até o último dia 31 de janeiro, a Sema-MT reforçou que as fiscalizações devem seguir , com foco na apreensão de equipamentos que colaborem com a pesca predatória.


Fonte  OLHAR DIRETO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet