Mato Grosso,
Quarta-feira,
15 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

01/02/2021 | 17:20 - Atualizada em 01/02/2021 | 17:23

Saúde investiga dois casos suspeitos de variante mais transmissível da Covid-19 em Mato Grosso

REDAÇÃO TV MAIS NEWS

Saúde investiga dois casos suspeitos de variante mais transmissível da Covid-19 em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

A cidade de Rondonópolis (216 quilômetros de Cuiabá) possui dois casos suspeitos da nova cepa do coronavírus. A variante foi encontrada inicialmente em Manaus, no Estado do Amazonas, durante o mês de dezembro do ano passado, e possui maior capacidade de transmissão.


Segundo a Secretaria de Saúde Municipal, o primeiro paciente suspeito era um caminhoneiro de Manaus que estava em trânsito, passou mal, e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis.

Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Regional, mas não resistiu e morreu. Por conta disso, o resultado dele foi inconclusivo. 

O outro suspeito está internado no Hospital Unimed. Ele também veio de outro Estado para ser atendido na unidade de Rondonópolis por ser uma unidade de referência. A equipe médica ainda aguarda o resultado do exame para confirmar se é ou não a nova variante.

Vários estados também possuem casos suspeitos. O Ministério da Saúde confirmou a identificação de uma nova cepa variante em quatro viajantes que chegaram a Tóquio vindos do Brasil.

Os passageiros desembarcaram na capital japonesa no dia 02 de janeiro, após uma temporada no Amazonas, desenvolveram sintomas leves e cumpriram quarentena no aeroporto de Tóquio.

Segundo informações fornecidas ao Ministério da Saúde pelas autoridades sanitárias japonesas, a nova variante possui 12 mutações, sendo que uma delas é a mesma encontrada no Reino Unido e na África do Sul, o que implica em maior potencial de transmissão do vírus.

Não há, no entanto, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a Covid-19.
 
Fonte: OLHAR DIRETO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet