Mato Grosso,
Quarta-feira,
15 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

15/02/2021 | 11:02 - Atualizada em 15/02/2021 | 11:24

VG vacina quase 1500 pessoas em ‘drive-thru’ e planeja ir à residência de idosos acamados

Redação Tv Mais News

VG vacina quase 1500 pessoas em ‘drive-thru’ e planeja ir à residência de idosos acamados

Foto: Assessoria


Quase 1500 pessoas, dentre idosos e profissionais de saúde, foram vacinados no último sábado (13) em Várzea Grande, durante o segundo “Dia D” contra a Covid-19. No sistema ‘drive-thru’, os cidadãos foram imunizados de dentro de seus carros, na Clínica Médica da Universidade de Várzea Grande – UNIVAG. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande através da Secretaria Municipal de Saúde e da Guarda Municipal, e reuniu mais de 150 servidores públicos municipais.

Dos imunizados, 743 eram idosos (a partir de 81 anos) que receberam a primeira dose do imunizante, 722 eram trabalhadores da saúde que receberam a segunda dose, e outros 15 eram também trabalhadores da saúde, mas que receberam a primeira dose. “Estamos acelerando os trabalhos para que o máximo de pessoas sejam imunizados, e com isto criando a imunidade do grupo da população prioritária (...) o mais importante agora é preservar a vida de todos e devolver o modo de vida mas perto da normalidade possível”, afirmou, na ocasião, o prefeito Kalil Baracat (MDB).

“Estamos adotando todas as medidas para que as vacinas cheguem a um maior número de pessoas possíveis, respeitando as regras do Plano de Imunização do Ministério da Saúde e buscando outras alternativas para o enfrentamento à COVID-19 com o reforço na fiscalização para se proibir as aglomerações e evitar novas medidas mais endurecidas”, completou o secretário de Assuntos Estratégicos, Gonçalo Barros que responde interinamente para Secretaria de Saúde.

Imunizado nobre

Um dos vacinados no último sábado (13) foi o ex-vice-prefeito de Várzea Grande, Benedito Marques de Assunção, de 94 anos. Ele foi vice na gestão de Sarita Baracat, avó do prefeito Kalil Baracat, nos anos de 1967 a 1970, e também exerceu por 8 anos mandato de vereador na cidade.

“É sempre bom para a população várzea-grandense momentos iguais a este, mesmo em meio a uma pandemia, receber ilustre personalidade como o senhor Benedito Marques, ancião e ex-vice-prefeito de Várzea Grande que engrandece a campanha de vacinação desenvolvida pela Prefeitura”, comemorou o atual vice-prefeito José Hazama (DEM).

Benedito Marques disse que estava com grande esperança da chegada da vacina, e agradeceu a Kalil Baracat por estabelecer parcerias que dão conforto aos idosos de serem vacinados sem ficar em pé e enfrentar filas, com dignidade.

"É assim que se faz política, sempre pensando em sua gente. É gratificante ser vacinado e ainda encontrar as autoridades públicas municipais cuidando bem da população da cidade, que hoje cresceu muito, e precisa sim, de um olhar mais de perto do Poder Político. Da minha época para cá muita coisa mudou, mas não a habilidade política desses jovens gestores, Kalil e Hazama”, comentou.

Regras e próximos passos

A Superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina, informou que até o momento foram cadastrados 850 idosos para receberem as vacinas. Os que ainda não se cadastraram podem acessar o site da prefeitura de Várzea Grande. Há, garantidas, 650 doses para os idosos acima de 90 anos e 1.150 para os idosos com idade entre 81 anos à 90.

“Também vacinamos a segunda dose dos profissionais da Saúde, com 900 doses da vacina garantidas para este público alvo. Conforme o Ministério da Saúde for distribuindo as doses para o Estado, vamos planejando para avançar a aplicação nos próximos grupos prioritários, os definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou a superintendente.

A próxima etapa que será colocada em prática, segundo determinação do prefeito Kalil Baracat será equipes de saúde irem ao encontro dos idosos acamados ou que vivem sozinhos. “Vamos às residências cadastradas, aqueles que residem sozinhos para vaciná-los e para promover o atendimento dos mesmos”, disse o secretário Gonçalo Barros. Segundo ele, este processo deve acontece ainda nesta semana.

Por conta da pequena quantidade de vacinas, o secretário lembra que só podem ser vacinados moradores de Várzea Grande. Gonçalo conta que, dentre as inscrições realizadas via site oficial, nos dias anteriores à vacinação, foram detectadas mais de 35 inscrições de moradores de outras cidades que não Várzea Grande.

“Queríamos poder vacinar a todos indistintamente, mas existem regras a serem cumpridas, primeiro porque não se tem todas as vacinas necessárias e segundo porque temos que respeitar essas regras, mas na medida do possível e com certeza todos serão vacinados”, disse Gonçalo Barros.


FONTE: OLHAR DIRETO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet