Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Você viu?

24/02/2021 | 23:10 - Atualizada em 15/03/2021 | 11:12

Sistema de luz ajuda plantação a crescer e transforma plantação em uma imensa obra de arte na Holanda

Redação Tv Mais News

Sistema de luz ajuda plantação a crescer e transforma plantação em uma imensa obra de arte na Holanda

Foto: Kauê Vieira

Quem enxerga a natureza como uma imensa obra de arte vai compreender melhor o sentido estético que o artista holandês Daan Roosegaarde infere em seu novo projeto, GROW, no qual transforma uma grande plantação de alho-poró, em um verdadeiro espetáculo de luzes e cores. Mas o sistema de luzes ultravioletas noturnas não tem somente a impactante função de tingir as folhas em azul, vermelho e roxo brilhantes, mas também em ajudar a plantação a crescer – e também em sublinhar ainda mais a importância da agricultura e do trabalho rural em um momento complicado como o atual.

O uso desse tipo de luz dentro de estufas, principalmente em locais em que a luz do sol é escassa é técnica já conhecida para auxiliar no crescimento das plantas – mas a utilização ao ar livre é nova e cheia de potencial. É nesse ponto que o Studio Roosegaard, de Daan, mergulhou fundo para testar a teoria de que o uso da luz ultravioleta pode reduzir a necessidade de pesticidas em 50% – e para isso fez brilhar mais de 20.000 metros quadrados de uma plantação na cidade de Lelystad, na região central da Holanda.


O resultado, além de promissor para o crescimento saudável da plantação, também se revelou um verdadeiro espetáculo luminoso. “Nós começamos a cobrir as plantas com as luzes e subitamente a iluminação começou a dançar”, afirmou o artista. “São campos imensos como que cobertos de vagalumes e estávamos testando quando a mágica começou a acontecer, então acho que a arte, a ciência e o design quando reunidos podem melhorar cada um”. O impacto das luzes amplia o efeito da luz do sol sobre as plantas, além de criar uma gigantesca obra de arte natural.


A ideia de Roosegaard é partir da pequena Lelystad e levar sua instalação agrícola-luminosa para mais de 40 países – utilizando culturas locais como base para o experimento. “GROW ilumina a importância da inovação nos sistemas agrícolas: como um design de luzes de última geração pode ajudar plantas a crescerem de forma mais sustentável? Como podemos fazer do fazendeiro o herói?”, diz o texto de divulgação do projeto no site do Studio Roosegaard.


Por conta da Covid-19, infelizmente a plantação não está aberta à visitação – mas o resultado pode ser visto em movimento (e dança em luz) no vídeo abaixo.

https://youtu.be/eK-93fF3_Qk




FONTE:  MSN

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet