Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Emprego

26/02/2021 | 09:53

Indústria retoma investimentos em mão de obra

Redação Tv Mais News

Indústria retoma investimentos em mão de obra

Foto: (Reprodução/José Paulo Lacerda-CNI)

As incertezas e dificuldades ocasionadas pela covid-19 derrubaram os investimentos da indústria de Mato Grosso em 2020. Apenas 43% das empresas realizaram investimentos. Entretanto, a expectativa é que esse cenário mude ao longo deste ano, com a maioria do setor planejando ampliar a produção, introduzir novos produtos no mercado e, principalmente, contratar mais trabalhadores para dar conta do aumento da demanda. Os dados foram revelados pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias em Mato Grosso (Fiemt).

“A sondagem industrial de janeiro ainda mostra que a nossa indústria segue tendo dificuldades com constante falta de matérias-primas – como o aço, cobre, vidro, embalagens, ferro e fibras. Revelou também que o empresário industrial mato-grossense foi cauteloso com relação a novos investimentos, fazendo apenas aportes moderados para melhorar o seu processo produtivo”, apontou Mauro Santos, superintendente da Fiemt.

Apesar dessa cautela, a pesquisa mostra mais otimismo entre os industriários. Depois de um ano de planos frustrados pela pandemia, cerca de 68% das empresas têm intenção de fazer novos investimentos em 2021.

“Em 2020, 57% das indústrias de Mato Grosso não investiram, principalmente por causa do coronavírus. Das 43% que realizarem investimentos, os recursos foram aplicados na aquisição de novos equipamentos, manutenção das construções, modernização e aquisição de novos materiais e manutenção dos equipamentos”, detalha Mauro Santos.

Os empresários que aplicaram capital em seus negócios precisaram tirar dinheiro do próprio bolso. Apesar de o governo federal ter criado condições para linhas de crédito especial no período da pandemia e as instituições financeiras terem adiado pagamentos de dívidas, o acesso aos recursos não foi fácil. E a grande maioria dos empresários de Mato Grosso não recorreu a essas linhas de crédito.

“A pesquisa mostra que a principal origem dos investimentos teve como fonte recursos próprios, quase 70%. Foram poucos que tomaram crédito junto ao mercado financeiro, menos de 30%”, ressalta o superintendente da Fiemt.

A restrição do acesso ao crédito também foi uma das barreiras que impediu que 57% da indústria mato-grossense fizessem investimentos. “As empresas que relataram ter dificuldades para investir apontaram como motivos o aumento inesperado no custo de investimento – custo mais alto do crédito –, dificuldade de obtenção de mão de obra e de acesso ao crédito”, pontua.

Ainda é esperada uma recuperação lenta da indústria em 2021. Mas o aumento das empresas com planos de investimento sinaliza para a abertura de vagas de trabalho no setor e, consequentemente, aumento do consumo.

“A expectativa dos industriais é positiva em razão do aumento da demanda, que tem sido favorecida pelo aumento do consumo de combustíveis, alimentos, madeira e também por produtos da construção civil. Nessa previsão também observamos menos impactos da pandemia, como fechamentos, lockdown e outras situações”, avalia Mauro Santos.

 


FONTE: ESTADAO MATO GROSSO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet