Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

08/03/2021 | 10:02

Mulheres que comandam buffet e quartel de polícia em MT dizem que o importante é não ter medo dos desafios

Redação Tv Mais News

Mulheres que comandam buffet e quartel de polícia em MT dizem que o importante é não ter medo dos desafios

Foto: Arquivo pessoal

Jane de Sousa Melo e Uilma Regina Gonçalves Castilho Krenzlin trabalham em áreas completamente diferentes, mas têm muito em comum.

Jane é tenente-coronel da Polícia Militar e comanda o 9º Batalhão da PM, que fica no Bairro Tijucal, em Cuiabá. Já Uilma Regina Gonçalves Castilho Krenzlin, 31 anos, administradora de um buffet de festas e eventos e na pandemia a batalha para se manter firme tem sido gigante.

Em 1998, quando tinha 17 anos, ela decidiu entrar num espaço ainda predominantemente masculino.

Há três anos, Uilma Regina Gonçalves Castilho Krenzlin, 31 anos, comanda equipe de 10 a 15 pessoas e administra um buffet de festas e eventos. Em um momento de pandemia ela encontra no seu pulso de mulher a força para se manter na adversidade.

Desde que foi aprovada no vestibular para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), Jane recebeu apoio total da família. O pai sempre lhe dizia que entrando no curso seguiria um caminho que lhe proporcionaria uma carreira sólida e de ascensão.

Uilma teve um grande incentivo do marido e é motivada pela coragem de não dizer não para si mesma e, principalmente, da preocupação com os detalhes de preparar e ajudar na realização de sonhos.


Para elas, o desafio maior é vencer o medo e pensar no que os outros exigem da mulher no lugar que elas ocupam.

Uilma diz que os primeiros anos são desafiadores, mas quando se começa um negócio é saber se vai dar conta de tudo, empresa e funcionários, mas que a confiança é a peça-chave para vencer e principalmente confiar na força de ser mulher.

“É um grande avanço uma mulher estar na frente de uma empresa. Podemos mostrar que conseguimos administrar com razão e coração. Posso definir em duas palavras o que é uma mulher no comando do próprio negócio: competência e determinação”, disse.

Jane não tem receio de falar que os primeiros anos da corporação já lhe mostraram que não teria nada de “mão beijada” e que a única diferença dela para os outros policiais masculinos era o alojamento separado.

“Foram três anos impactantes para mim em um ambiente predominantemente, masculino, onde a única diferença era o alojamento separado. Fazíamos os mesmos treinamentos, as mesmas atividades físicas e intelectuais, éramos submetidas às mesmas provas. E, assim, eu consegui concluir o CFO, e me tornei aspirante a oficial em dezembro de 2000”, relembrou.

Ela atuou durante anos no Batalhão de Guardas, responsável pela Guarda do Presídio Carumbé e da Penitenciária Pascoal Ramos, serviços na Casa Civil e serviço no Tribunal de Justiça.

Uilma, por sua vez, tem o desafio do ramo da gastronomia, buffet, festas, eventos com camarotes e a responsabilidade de fazer realizar o sonho de alguém seja num evento, numa festa de cidade e do cuidado com seus funcionários.

Mulheres que comandam a todo vapor, sob todos os olhares da sociedade e as exigências à flor da pele.

“Às nossas policiais militares eu gostaria de dizer que nunca se deixem ser subestimadas, acreditem no seu potencial, dê o seu melhor, use a razão, e, se precisar, a emoção também. Estudem, esforcem e nunca esqueçam que as nossas pioneiras fizeram muito para que nós pudéssemos estar aqui hoje exercendo as mais diversas funções", disse a tenente-coronel.


Na outra ponta, Uilma luta para se manter no mercado e avançar mais.

“Nós do ramo de gastronomia, buffet, festas e eventos somos a soma de 24 horas de mulheres determinadas, que vão à luta a cada dia para realizar o sonho de alguém, muitas pessoas confiam em nós a missão de realizar sonhos", disse a empresária.

Agora, com a pandemia, os cuidados têm que ser redobrados.






FONTE: G1

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet