Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Culinária

09/03/2021 | 11:33 - Atualizada em 09/03/2021 | 11:51

Torta de limão e gengibre

Aprenda receita deliciosa direto no Que Seja Doce!

Redação Tv Mais News

Ingredientes - Pâtee Sablée
1 pitada de Sal
90g de açúcar de confeiteiro
240g de farinha de trigo
130g de manteiga sem sal
1 ovo
3 colheres (chá) de Gengibre em pó
Ingredientes - Creme de limão com Gengibre:
500g de chocolate branco nobre em gotas
300g de cream cheese (integral)
Suco de 3 limões tahiti
90ml de creme de leite fresco ou nata
Raspa de 2 limões thaiti
1 raíz de gengibre fresco
Ingredientes - Cobertura
1 colher (sopa) de açúcar refinado
500ml de creme de leite fresco
Ingredientes - Gengibre cristalizado
120g de gengibre fresco
1 ½ xícara de açúcar refinado (240g)
6 colheres (sopa) de água


Modo de Preparo - Pâte Sablée
1. Peneire a farinha, o sal e o açúcar juntos. Acrescente a manteiga e o ovo sobre a mistura de farinha e amasse com delicadeza até formar a massa. Pode ser feito no processador, é mais rápido. Para isso, basta processar os ingredientes secos com a farinha, até formar uma farofa, ou ficar com textura de areia de praia úmida. Acrescente o ovo, e pulse até formar uma bola de massa. Não bata demais para não desenvolver o glúten.
2. Faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir. Deixe descansar na geladeira ou no ultra congelador até ficar firme.
3. Abra a massa entre dois plásticos e molde nas forminhas de torta individual (com fundo removível), ou em uma forma grande com fundo removível, com no mínimo 20cm de diâmetro. Faça furos com um garfo por toda a base da tora. Leve ao freezer por 30 minutos, e depois asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 25 minutos, ou até estarem dourados.

Truque: O ideal é assar inicialmente (por 15 minutos) com algum peso no centro da massa, para evitar que ela estufe. Para isso, forre toda a massa da torta com papel alumínio, e em cima dele coloque feijões ou bolinhas de cerâmica próprias para essa finalidade. Depois de 15 minutos, pode tirar o papel alumínio com o peso e terminar de assar a massa.

Modo de Preparo - Creme de Limão e Gengibre
1. Aqueça o creme de leite com o gengibre ralado (uns 50 gramas), e deixe em infusão descansando por alguns minutos.
2. Coe antes de usar, e esprema bem o gengibre na peneira para que ele libere todo o seu sabor e aroma.
3. Derreta o chocolate branco conforme as instruções do fabricante, junte o creme de leite aromatizado com gengibre, o cream cheese e por último o suco do limão e as raspas. Misture muito bem para que não fique com grumos. Após esfriar, aplique na massa da torta já assada.
Modo de Preparo - Gengibre cristalizado

1. Corte o gengibre em filetes, não muito finos e não muito grossos. Coloque em um bowl com água suficiente para cobri-los bem, e leve ao micro-ondas por 5 minutos. Escorra a água, Repita esse processo num total de 3 vezes. No final da terceira vez, escorra bem a água, leve o gengibre para a panela com os demais ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até o caramelo se formar e depois cristalizar. Deixe o doce esfriar em um tapetinho de silicone e após isso, separe os filetes de gengibre do excesso de açúcar que cristalizou.
Modo de Preparo - Cobertura
1. Bata o creme de leite fresco bem gelado com o açúcar na batedeira até atingir o ponto de chantily. Cubra a torta com o creme e pedacinhos de gengibre cristalizado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet