Mato Grosso,
Quarta-feira,
15 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

05/04/2021 | 16:33 - Atualizada em 05/04/2021 | 16:35

Condomínio de luxo ignora decreto e reabre academia e quadra de tênis

Redação TV MaisNews

Condomínio de luxo ignora decreto e reabre academia e quadra de tênis

Foto: REPRODUCAO

A diretoria do Condomínio Florais Cuiabá, empreendimento de luxo na Capital onde moram políticos, empresários e até membros de instituições como Ministerio Público e Poder Judiciário, decidiu que não vai cumprir integralmente as determinações da Prefeitura de Cuiabá e mantém abertas áreas de uso comum aos moradores, como quadras de tênis e academia. Pelos decretos municipais em vigor, publicados pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), esses locais devem permanecer fechados. 

Contudo, mensagem encaminhada pela diretoria através do WhatsApp a moradores do empreendimento, mostra que houve uma reunião no dia 31 de março, por videoconferência, na qual os integrantes do Conselho Deliberativo decidiram sobre algumas pautas e tomaram a decisão de autorizar a abertura, a partir do dia 2 de abril, da academia, quadras de tênis e beach, limitando a utilização de 4 pessoas por vez.

Também foi debiberado pela abertura de playgraund, praças e lagos a partir do dia 3 de abril, "seguindo as medidas de proteção e biossegurança". A mensagem é a mesma no caso da liberação da academia. 

"A diretoria gostaria de lembrar a todos os condôminos, que todas essas áreas estão sujeitas a fiscalização pela Prefeitura de Cuiabá e Governo do Estado, sendo assim, sujeitos a multa. Orientamos a todos para que evitem aglomeraões neste período crítico da pandemia do coronavírus", diz trecho  da mensagem.

Pelo comunicado, permanecem fechados no Florais Cuiabá os espaços gourmet e quiosques bem como campo  de futebol e quadra poliesportiva.

Quando os responsáveis pelo condomínio deliberam pela abertura desses espaços de uso coletivo, já estava em vigor o Decreto Municipal nº 8.372, publicado no dia 30 de março que proibia o funcionamento desses locais, conforme previsto no artigo 15. 

O texto do dispositivo afirma que fica determinada a suspensão das seguintes atividades no âmbito do Município de Cuiabá:  "VI - utilização dos espaços de uso comum dos condomínios residenciais tais como, salões de jogos, academias de ginástica e musculação, playgrounds, brinquedotecas, piscinas, quiosques, espaço gourmet, salões de festas e congêneres". 

FECHAMENTO DE ACADEMIAS CONTESTADO

Vale lembrar que essa medida mesmo em vigor não foi bem aceita por moradores e sindicos de dezenas de condomínios da Capital, até porque alguns questionavam o motivo de o mesmo decreto autorizar o funcionamento de "academias de rua", ou seja, àquelas abertas ao público em geral e não autorizar o funcionamento das academias existentes nos condomínios. 

Quanto a esse questionamento, A Prefeitura de Cuiabá argumentou que nas academias comerciais é possível fiscalizar e cobrar medidas se biossegurança e são locais que geram empregos. Por outro lado, a Prefeitura alegou que dentro dos condomínios não seria possível ter controle das medidas e dos acessos de usuários. 

De acordo com o decreto municipal, as atividades econômicas no segmento de academias de esporte de todas as modalidades de Cuiabá, podem exercer suas atividades observado o horário de atendimento de segunda à sexta-feira das 5 horas às 20h, aos sábados das 5h às 12h, sendo vedado o funcionamento aos domingos e feriados.

PLAYGROUNDS LIBERADOS

Em novo decreto (nº 8.376)  publicado nesta segunda-feira (5), a Prefeitura de Cuiabá retirou da proibição de funcionamento dos playgrounds e brinquedotecas existentes em condomínios. Isso significa que esses espaços agora podem funcionar mediante regulamentação das administrações dos condomínios. Os demais ambientes de uso comum dos condomínios residenciais, bem como salões de jogos, academias de ginástica e musculação, piscinas, quiosques, espaço gourmet, salões de festas e similares continuam com uso proibido. 

 



FONTE: FOLHA MAX
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet