Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

13/04/2021 | 09:35

Hospital Municipal de Cuiabá realiza primeiro explante de órgãos

O procedimento de enucleação de córneas foi realizado em uma paciente do sexo feminino, na última sexta (9), após autorização da família

Redação Tv Mais News

Hospital Municipal de Cuiabá realiza primeiro explante de órgãos

Foto: Gilberto Leite | EstadãoMT

O Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho realizou seu primeiro explante de órgãos – cirurgia de retirada de órgãos para transplante – para doação, na última sexta-feira (9), por intermédio da equipe de Comissão Intra-Hospitalar de Doação (CIHDOTT) da unidade de saúde.

O procedimento de enucleação de córneas foi realizado pelas enfermeiras Ariane Barcelon e Jaqueline Tibalde, que atuam como supervisoras da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e pela equipe de captação de olhos. A paciente doadora era do sexo feminino, e veio a óbito no hospital por volta das 17h20. Foi feita uma entrevista com a família, que autorizou o explante por volta das 21h30 e às 00h30 o explante foi finalizado.

“O HMC desde o início do ano vem preparando sua equipe para realizar este tipo de procedimento, além da modernização do Centro Cirúrgico e da UTI que são exigidos para realização de explantes, temos a intenção de realizar vários outros daqui em diante. Sabemos a importância que o explante de órgãos tem e esperamos conseguir trazer de volta a esperança para muitas pessoas que aguardam na fila. Com certeza nossa prioridade é melhorar ainda mais o atendimento à população e dar mais qualidade na saúde pública de Cuiabá”, comemorou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A coordenadora de Enfermagem do hospital, Rafaela Piccini Behling, relatou que o procedimento foi realizado com sucesso, sem intercorrências. Após a retirada, as córneas foram enviadas para a Central de Olhos e posteriormente será usada em um transplante que dará a visão para uma pessoa que não enxerga.

“Poder dar oportunidade para uma pessoa que não enxerga, para ela poder voltar a ver, é extremamente gratificante e uma realização muito grande. A gente trabalha com isso e estar implementando o explante aqui [no HMC] é de uma importância bem grande. É exatamente como o prefeito Emanuel Pinheiro tinha planejado e informado em sua gestão. Eu e minha equipe sentimos uma gratificação imensa em poder contribuir para que alguém volte a enxergar as cores”, disse.

A profissional ainda chamou a atenção para a importância da doação de órgãos. Segundo ela ser doador é um ato nobre que pode salvar vidas. “Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam. É fundamental que a população se conscientize da importância do ato de doar um órgão. Doar órgãos é doar vida”, disse.

 



FONTE:  ESTADÃO MATO GROSSO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet