Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

15/04/2021 | 08:23

Safra de algodão diminui 23,3% em relação à safra anterior

Redação Tv Mais News

Safra de algodão diminui 23,3% em relação à safra anterior

Foto: Mayke Toscano

Dados da sétima estimativa da safra 2020/21 de algodão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), apontam que Mato Grosso, o maior produtor do país, tem a consolidação de área plantada e consequentemente ajuste na previsão de produção para 1,66 toneladas de pluma.

O IMEA prevê a produção estimada em 4,04 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,66 milhão de toneladas de pluma de algodão, o que representa uma diminuição de 23,30% em relação à safra 2019/20.

Uma das justificativas é a redução no plantio de cotonicultura no estado, que ficou evidente com o atraso na semeadura da soja e, consequentemente, a postergação da colheita da oleaginosa. O produtor do estado teve uma janela de plantio apertada e, com os altos custos da produção do algodão, muitos cotonicultores decidiram reduzir a área ou até mesmo não plantar nesta temporada.

“O motivo para a queda no plantio tem duas vertentes: preços, principalmente por conta da comercialização antecipada que não vinha acelerando tanto no ano passado e o atraso na semeadura da soja”, avalia Cleiton Gauer, gestor técnico do IMEA.

Segundo ele, a comercialização antecipada obrigou o produtor a se reposicionar lá trás, por causa da competitividade do milho e também por questão de janela. “A demora na semeadura da soja, os produtores tiveram que reposicionar algumas áreas”, finalizou.

Porém, mesmo com a queda na área de plantio, a participação da primeira safra de algodão foi maior este ano (14,42%), devido ao reposicionamento de algumas áreas para 2ª safra e o abandono de alguns talhões de soja que precisariam ser remessados.

A área total firmada ficou em 942,37 mil hectares, sendo previsto 135,89 mil hectares ao cultivo da 1ª safra, enquanto 806,48 mil hectares para 2ª safra. Um recuo de 16,76% se comparado a safra de 2019/20.





Fonte: ESTADÃO MATO GROSSO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet