Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Política

16/04/2021 | 17:16 - Atualizada em 16/04/2021 | 17:20

PGR pede que Mauro Mendes explique vacinação em MT

Redação TV Mais News

PGR pede que Mauro Mendes explique vacinação em MT

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM) foi notificado pela Procuradoria Geral da República (PGR) para que em até 10 dias explique porque a diferença entre os números de vacinas enviadas ao estado com o número de doses aplicadas.  O pedido partiu do presidente da República, Jair Bolsonaro, à PGR e que foram direcionadas a todos os governadores dos 27 estados.  

Os questionamentos partiu do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac) da PGR e assinados pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e asubprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado.   O documento alega que já foram distribuídas 48.088.916 de doses dos imunizantes, porém, apenas 32.160.509 foram aplicadas, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde.  
A campanha nacional de vacinação contra a covid-19 se iniciou no Brasil em 18 de janeiro deste ano, com a distribuição de doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  A distribuição das vacinas aos estados é de acordo com o número de pessoas que estão dentro dos grupos prioritários estabelecidos pelo governo federal.   De acordo com os dados do Localiza SUS, em Mato Grosso já foram distribuídas 584.800 vacinas aos 141 municípios.

Porém, apenas 405.699 doses foram aplicadas. Ou seja, o Estado utilizou apenas 69,4% dos imunizantes que recebeu até o momento.  O estado continua sendo o que menos vacinou entre os 27 mais o Distrito Federal, e vem recebendo tendo destaque negativo na imprensa nacional.  

O governador Mauro Mendes (DEM) alega que vem cobrando os 141 prefeitos, afirmando que repassa todas vacinas que recebe da União em até 24 horas e que a responsabilidade da aplicação dos imunizantes são das secretarias municipais.   O governo Mauro Mendes também figura no grupo de governadores que assinaram a intenção compras a vacina russa Sputinck V, que ainda não possui autorização da Anvisa para ser usada no país.  

O governo já reservou recursos para a compra de 1.2 milhão do imunizante russo. O STF deu um prazo para a Anvisa resolva as questões burocráticas para a aprovação da vacina russa até o fim do mês, caso contrário permitirá que o Estado do Maranhão compre a vacina russa mesmo sem a autorização da Anvisa.   Mauro Mendes avalia pedir extensão da decisão que beneficiou o Maranhão.


Gazeta Digital

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet