Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Geral

21/04/2021 | 11:43

AL defende no STF lei que cria cotas para pessoas com síndrome de Down em concursos

Redação Tv Mais News

AL defende no STF lei que cria cotas para pessoas com síndrome de Down em concursos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a validade da lei que fixa cotas para pessoas com síndrome de Down em concursos públicos do estado.

A norma, promulgada pela Assembleia Legislativa após a derrubada de veto reserva o percentual mínimo de 2% das vagas para pessoas com síndrome de Down com nível de cognição compatível com a atividade a ser desempenhada e prevê que as vagas não preenchidas serão destinadas a pessoas com outras deficiências. 
 
Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), afirma que a imposição, aos órgãos públicos, da obrigação de constituir equipe multiprofissional para avaliar candidatos não poderia ter origem em iniciativa parlamentar, pois a matéria é de iniciativa legislativa privativa do chefe do Poder Executivo.
 
Por sua vez, a ALMT explica que a norma dispõe sobre condições para se chegar à investidura em cargo público. Logo, a norma de fixação de cotas em concurso público para pessoas com Síndrome de Down é anterior à ocupação do cargo. Em vista disso, a norma não trata de regime jurídico dos servidores públicos, e, por consequência, não viola a iniciativa do governador para tratar do assunto.
 
A Casa de Leis argumenta ainda que a lei não ofende o princípio da isonomia, em vista de que “a desigualação das pessoas com SD, reservando a elas vagas em concurso público, são justificáveis, porque são geneticamente especiais e singulares, não configurando inconstitucionalidade material”.
 

 A ação foi distribuída ao ministro Ricardo Lewandowski e aguarda julgamento.






Fonte: Olhar Direto
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet