Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

22/04/2021 | 11:30

Casos de maus-tratos a animais mais que dobraram durante a pandemia

Em 2019, média de denúncias era de 46 por mês; já em 2021, número subiu para 98 denúncias ao mês

Redação Tv Mais News

Casos de maus-tratos a animais mais que dobraram durante a pandemia

Foto: Ilustração/Pref. de Cuiabá

Um cálculo feito com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que Cuiabá tenha cerca de 14 mil animais abandonados. Os casos de abandono e maus-tratos vem aumentando gradativamente desde 2018 e se intensificaram em 2020 com a pandemia da COVID-19. Em 2021, a média registrada na Diretoria de Bem-estar Animal foi de 98 denúncias por mês no primeiro trimestre, o dobro da média mensal dos anos de 2018 e 2019.

O cálculo da OMS funciona da seguinte forma: em cidades de grande porte, calcula-se que para cada cinco habitantes há um cachorro. A partir desta projeção, em Cuiabá, uma cidade de 700 mil habitantes, teríamos então 140 mil animais domésticos. Deste montante, a estimativa é de que 10% deles estejam abandonados, ou seja, na realidade de Cuiabá, teríamos 14 mil animais abandonados.

“A pandemia deixou as pessoas inseguras, muitos perderam o emprego e acredito que isso tenha contribuído para o aumento nos casos de abandono de animais. Mas aumentaram também os casos de maus-tratos, temos encontrado muitos animais acorrentados, doentes, machucados, situações causadas por falta de cuidado e responsabilidade dos tutores mesmo. Estamos trabalhando em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), que é quem conduz a investigação contra os tutores nos casos necessários, para realmente punir esse tipo de atitude que é um crime de acordo com a legislação”, explica a diretora da Bem-estar Animal, Daniele Saad.

Abril é o mês de da prevenção contra a crueldade animal e a Diretoria de Bem-estar faz o alerta para o aumento nos casos no município. O levantamento da Diretoria aponta um crescimento no número de denúncias e animais resgatados ano a ano. Em 2018, primeiro ano de funcionamento do órgão, foram contabilizadas 513 denúncias, uma média de 42 por mês e 117 animais resgatados.

Em 2019 as denúncias aumentaram para 559 durante todo o ano, uma média de 46 denúncias por mês e 283 animais foram resgatados. Em 2020 o levantamento aponta que só no primeiro semestre foram contabilizadas 497 denúncias, o que dá uma média de 82 por mês, o dobro dos anos anteriores e 274 animais foram resgatados em 6 meses. Já em 2021 os números continuam crescendo, nos primeiros três meses foram contabilizadas 294 denúncias, o que dá uma média de 98 por mês, enqaunto que 80 animais foram resgatados no primeiro trimestre. 

“Estamos assistindo aos números crescerem ano após ano e precisamos da população para frear esse avanço. Denunciem sim, mas cuidem também de seus animais, façam a castração do seu animal, adotem e promova a conscientização sobre o respeito aos animais. A Diretoria necessita da participação da população nesta causa”, disse Saad.

O órgão foi implantado pela gestão Emanuel Pinheiro por sensibilidade a causa animal e mais do que isso, por reconhecer a causa como uma questão de respeito, saúde e política pública. Desde sua criação em março de 2018, a Diretoria atendeu mais de mil animais, dentre gatos e cachorros e promoveu a adoção responsável de cerca de 300 bichinhos. Além disso, foram aprovadas e estão em fase de regulamentação, seis leis municipais, sugeridas pela Bem-estar direcionadas a causa animal: Lei 436/17 de proteção aos animais, Lei 6423/19 do protetor independente, Lei 6439/ 19 do animal comunitário, Lei 6492/19 monitoramento através de câmeras em pet shop, Lei 6512/20 circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano e Lei 6549/20 proibindo animal em corrente curta.

“O trabalho da Diretoria de Bem-estar Animal tem sido imprescindível para remediar os casos de abandono e maus-tratos, mas precisamos da colaboração da população também para que não ocorram. O seu bichinho é parte da sua família e deve ser tratado com respeito e responsabilidade. É seu dever zelar pelo bem-estar do seu animal, como cidadão e como ser humano”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Todos os animais são entregues para adoção já vermifugados, vacinados e castrados. A medida é uma das ações do órgão para reduzir a proliferação de possíveis animais abandonados.

A Diretoria ainda enfatiza que a pessoa, ao adotar um animal assume os seguintes compromissos: atendimento das necessidades físicas, psicológicas, ambientais e de saúde do animal; prevenção de riscos que ele possa causar à comunidade ou ao ambiente, como agressão, transmissão de doenças ou de danos a terceiros. Essas e demais recomendações podem ser consultadas na Lei Complementar 463/2017.

Para agendar uma adoção, basta entrar em contato pelo telefone 0800 647 7755, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

DENÚNCIAS

A Diretoria de Bem-estar Animal informa que as denúncias de maus-tratos a cães e gatos devem ser realizadas pelo Dique-Denúncia 0800 647 7755, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Fora do horário comercial, as denúncias devem ser direcionadas para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema).




FONTE: ESTADÃO MATO GROSSO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet