Mato Grosso,
Quinta-feira,
28 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

22/04/2021 | 11:48 - Atualizada em 23/04/2021 | 10:14

Inca realiza projeto de musicalização no Quintal da Domingas - saiba aqui

Redação Tv Mais News

Inca realiza projeto de musicalização no Quintal da Domingas - saiba aqui

Foto: Divulgação


No mês de aniversário de Cuiabá, o Instituto Inclusão, Cidadania e Ação (INCA), lança o projeto Musicalização Semente Ribeirinha, desenvolvido em rede com o Ponto de Cultura Quintal da Domingas. Totalmente gratuito, o trabalho visa criar uma Orquestra de Instrumentos Regionais, para aprendizado, resgate e perpetuação da história, com aulas de viola de cocho, mocho e ganzá, com música e cantoria, além de oficina de artesanato em cerâmica e danças tradicionais da cultural popular cuiabana, com ênfase no Siriri.

As inscrições seguem abertas até sábado (24), pelo SITE da Associação Flor Ribeirinha, onde também estarão disponibilizadas as aulas. As vagas são limitadas, destinadas a crianças, jovens e adultos.

As oficinas de musicalização regional infantil, artesanato em cerâmica e dança regional - vivência para dançarino têm duração de seis meses cada uma e devem começar no feriado do dia 1º de maio com aulas práticas e teóricas, sendo inicialmente virtuais, por conta do avanço de contaminação da Covid-19.

Os instrumentos serão disponibilizados aos alunos por meio de termos de responsabilidade assinados pelos responsáveis, para que as crianças e jovens possam fazer a aula prática em casa.  E o barro será disponibilizado semanalmente aos alunos, para que os mesmos possam fazer a aula prática em casa também.

Quando a disseminação do vírus estiver mais controlada e possibilitando maior segurança no contexto dos protocolos de prevenção a saúde, as aulas acontecerão de forma presencial no Quintal da Domingas, na comunidade São Gonçalo Beira Rio.

Oficinas

São 10 vagas para a oficina de “Musicalização regional infantil”, para a faixa etária de 12 a 14 anos, com aulas aos sábados, às 8h, disponibilizadas uma vez na semana.

Os alunos vão aprender sobre a Viola de cocho, o Mocho e o Ganzá, desde a história ao manuseio, além da Formação em Conjunto (Orquestra Musical Regional) e o Canto Coletivo (coral). As aulas serão conduzidas pelo instrutor Eduardo Aparecido dos Santos.




A oficina de “Artesanato em Cerâmica” possui 20 vagas para adultos com idade acima de 18 anos e será realizada aos sábados, às 16h, por Domingas Leonor da Silva.

A cerâmica é fonte de sobrevivência de muitas famílias que moram à beira do Rio Cuiabá e a cuiabana Domingas vai contar a história da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, as influências culturais, a ancestralidade da cerâmica, do barro à argila, vai ensinar os tipos de peças e a magia do barro na palma da mão.

Após isso se dará início a prática, onde cada aluno confeccionará uma peça que ficará na comunidade para o processo de queima artesanal. Após a realização da queima a peça produzida será devolvida aos alunos para que possa expor no lugar desejado.

A oficina “Dança regional - vivência para dançarino” disponibiliza 20 vagas para maiores de 18 anos, com aulas de dança regional e repertório artístico produzido pelo grupo Flor Ribeirinha, sempre aos domingos, às 16h, pelo instrutor Michel Luiz Brito.

O projeto

O projeto foi elaborado com a finalidade de levar à sociedade formação artística e cultural, com muito regionalismo, contemplando dessa forma a criação de uma Orquestra de Instrumentos Regionais, para aprendizado, resgate e perpetuação da história, por meio das diversas manifestações culturais presentes em São Gonçalo Beira Rio, onde se vivenciam e preservam as tradições das festas de santos, produção da cerâmica em argila e comidas e bebidas típicas. (Com Asessoria).








FONTE: RDNEWS

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet