Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

27/04/2021 | 09:18

Anvisa decide não autorizar importação da vacina russa Sputnik V

Relator Alex Machado Campos classificou a situação atual da vacina como um "mar de incertezas" e diz que dados apurados apontam um cenário de riscos "impressionante".

Redação Tv Mais News

Anvisa decide não autorizar importação da vacina russa Sputnik V

Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta segunda-feira (26) não autorizar a importação da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya

A decisão foi unânime e se baseou em diversos pareceres técnicos sobre falhas em etapas de produção e análise de segurança do imunizante. Os técnicos ressaltaram que a aprovação poderia colocar em risco a saúde de pelo menos 14,8 milhões de brasileiros.

A reunião de deliberação foi marcada dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão em 30 dias. A agência pediu que o prazo fosse suspenso, o que foi negado pelo ministro.

De acordo com a Anvisa, até o momento 14 estados enviaram pedidos de importação da vacina Sputnik para a Anvisa: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins, além dos municípios fluminenses de Maricá e Niterói.

Três especialistas fizeram apresentações: Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, Ana Carolina Marino, gerente-geral de Fiscalização e Suzie Marie Gomes, gerente-geral de Monitoramento. Todos os técnicos negaram a importação da vacina russa ao Brasil.

Gustavo Mendes Lima Santos votou contra a importação da vacina. Ele argumentou que houve uma falha na estratégia do controle de qualidade do imunizante, que há "limitações" na vaina e dados inconsistentes em relação à substância.








FONTE: REPÓRTER MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet