Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Polícia

27/04/2021 | 09:33 - Atualizada em 27/04/2021 | 09:36

PF cumpre mandados em MT contra grupo que traficava mulheres para serem exploradas sexualmente

Redação Tv Mais News

PF cumpre mandados em MT contra grupo que traficava mulheres para serem exploradas sexualmente

Foto: Foto: Reprodução

PF cumpre mandados em MT contra grupo que traficava mulheres para serem exploradas sexualmente;  fotos 
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (27), a operação ‘Harem BR’, que tem por objetivo desarticular um grupo criminoso voltado ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. Um dos nove mandados de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá).

Ao todo, a PF cumpre nove mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva. Destes,  cinco foram  incluídos na Difusão Vermelha da Interpol (Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália), diante da suspeita de que alguns investigados estejam fora do país.
 
Os mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Foz do Iguaçu/PR, Venâncio Aires/RS, Lauro de Freitas/BA e Rondonópolis/MT.
 
As investigações foram iniciadas em 2019, em inquérito policial instaurado com base em desdobramento da denominada Operação NASCOSTOS, que desarticulou um grupo de estelionatários que praticava fraudes pela internet, mediante a clonagem de cartões de crédito.
 
No curso dessa investigação (Operação Nascostos), identificou-se que algumas das compras feitas pelos estelionatários com cartões clonados foram de passagens aéreas, as quais tiveram como destinatárias duas mulheres que viajaram a Doha/Catar. Uma vez identificadas, essas vítimas de exploração sexual relataram cerceamentos de direitos a que foram submetidas nesse destino, bem como que receberam as passagens de um indivíduo que as agenciou para a prática dos atos de prostituição.
 
Com o avanço das investigações, identificou-se uma rede de agenciadores/aliciadores que atuava na exploração sexual, tanto em território nacional, quanto no exterior. Até o momento, a investigação apurou que os países para os quais houve viagens para fins de exploração sexual foram Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália. Há indícios, ainda, de que em algumas viagens ao Paraguai foram aliciadas/agenciadas pessoas menores de 18 anos. 
 
Os crimes investigados são:
 
1)    favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável;
 
2)    tráfico de mulheres para fins de exploração sexual;
 
3)    falsidade material e/ou ideológica e uso de documento falso;

4)     favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual.
 
Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde, em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.



FONTE: OLHAR DIRETO

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet