Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Economia

04/05/2021 | 08:01

Profissionais autônomos: 2021 tem o pior março dos últimos seis anos

Pior Março dos últimos 6 anos

Redação TV Mais News

Profissionais autônomos: 2021 tem o pior março dos últimos seis anos

Foto: Ednilson Aguiar

A atividade econômica de microempresas e trabalhadores autônomos atingiu, em março desse ano, o pior resultado para o mês desde 2015. É o que aponta o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM).

De acordo com o levantamento, houve uma queda de 10,05% nas vendas em comparação ao aferido no mesmo mês do ano passado.

O ISM foi criado para medir a atividade econômica com base em dados de negócios de empreendedores informais, além de micro e pequenas empresas em todos os Estados brasileiros e em mais de 30 ramos de atividades distintos.

“Podemos atribuir o resultado de março de 2021, em grande parte, às incertezas econômicas com a piora da pandemia e ao aumento no número de infectados, que exigiu a intensificação das medidas restritivas, principalmente, neste começo de ano”, explica Carlos Grieco, head de pagamentos da SumUp.

Renan Pieri, professor da Fundação Getúlio Vargas e responsável por elaborar o índice, reforça a argumentação. “Boa parte dos pequenos empresários do varejo foi afetada pelas medidas que restringiram a circulação de pessoas nas cidades brasileiras e, consequentemente, as vendas caíram”, ele diz.

Como Funciona o ISM

Desenvolvido pela SumUp, fintech de soluções financeiras diversificadas para microempreendedores e profissionais autônomos.

A divulgação do Índice SumUp do Microempreendedor (ISM) é uma contribuição da SumUp – fintech de soluções financeiras diversificadas para microempreendedores e profissionais autônomos – com o intuito de ampliar o acesso à informação sobre a economia brasileira.

O ISM é calculado a partir de um método estatístico robusto, mas simples, que permite explicar o desempenho do setor microvarejista com base nas vendas processadas pelas maquininhas da SumUp.


Fonte: OLIVRE
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet