Mato Grosso,
Sexta-feira,
26 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

07/05/2021 | 13:31

60 cidades de MT têm número elevado de casos de tuberculose em crianças

Tuberculose em crianças

Redação TV Mais News

60 cidades de MT têm número elevado de casos de tuberculose em crianças

Foto: Divulgação

Em Mato Grosso, 60 municípios têm registrado número elevado de casos de tuberculose em crianças de 0 a 9 anos. Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu alerta epidemiológico nesta quinta (6).

De acordo com o documento, divulgado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da secretaria, alta nos casos foi registrada de 2015 a 2020. Fato pode representar o descontrole da doença, pois crianças doentes são infectadas por adultos sem tratamento adequado.

Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sorriso e Tangará da Serra fazem parte da lista dos municípios em alerta. (Veja mais abaixo).  

Entre as causas prováveis para o descontrole, vigilância epidemiológica apontou a falta de priorização das ações de controle da tuberculose e a baixa realização de exames dos contatos para os casos notificados.

“Além da descontinuidade das ações de rotina como busca ativa de casos, identificação precoce e exame de sintomático respiratório, realização de baciloscopia de escarro para diagnóstico e controle durante o tratamento”, diz trecho do alerta.

Para contenção da doença, Sistema Único de Saúde (SES) disponibiliza vacina denominada Bacillus Calmette-Guérin (BCG), que deve ser aplicada em recém-nascidos. Imunizante impede que a doença evolua para formas mais graves.

As cidades

Municípios em alerta são: Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Alto Boa Vista, Araputanga, Apiacás, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Canarana, Castanheira, Cocalinho, Colíder, Comodoro, Confresa, , Diamantino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Jaciara, Jangada, Jauru, Juara, Juína, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Nazaré, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião, Primavera do Leste, Porto Estrela, Querência, Rio Cascalheira, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leste, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, Santa Terezinha e Sapezal.



Fonte: RDNEWS
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet