Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

12/05/2021 | 15:26

Taxa de ocupação de UTI Covid cai para menos de 45% em Cuiabá

A diminuição nos casos começou a ser notada há duas semanas, quando a Capital zerou fila de espera

Redação TV Mais News

Taxa de ocupação de UTI Covid cai para menos de 45% em Cuiabá

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O Município de Cuiabá saiu do risco alto e está classificado em risco moderado, conforme o novo panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, divulgado pelo Governo do Estado na noite de terça-feira (11).

A informação é da Prefeitura da Capital.

O método de definição de classificação de riscos dos municípios leva em consideração o número absoluto dos casos dos últimos 14 dias, bem como a média móvel dos últimos 14 dias, a fim de evitar que a cidade não sofra com uma mudança brusca de um boletim para outro, permanecendo assim na categoria com a sua média móvel por pelo menos duas semanas.

A diminuição nos casos de Covid-19 em Cuiabá começou a ser evidenciada há cerca de duas semanas, quando a Capital zerou a fila de espera por leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid.

Somente a capital disponibilizou 155 leitos exclusivos para UTI Covid. 

No dia 23 de abril, Cuiabá já não havia nenhum morador da Capital nela, e contava  com 13 pacientes.

No entanto, no início da noite daquela data, já não havia mais nenhum morador aguardando por leito, de acordo com a Central de Regulação de Urgência e Emergência.

Além disso, Cuiabá passou a apresentar melhora em outros aspectos relativos à Covid-19.

Por exemplo, no final de março deste ano, quando houve o pico de mortes, o Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro) chegou a ficar com 98% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto.

Já na quarta-feira (12), a ocupação é de 44,3%, sem nenhuma criança em UTI pediátrica na unidade hospitalar.

No Hospital São Benedito,  a taxa de ocupação dos leitos de UTI também está hoje em 41,6%.

As duas unidades possuem 155 leitos exclusivos para tratamento contra o vírus e representam uma diminuição na taxa de ocupação de 45%.

Também foi possível observar que as internações e mortes por covid-19 de pessoas acima de 80 anos de idade apresenta redução na capital.

Os moradores da capital - dessa faixa etária - são os únicos do grupo de idosos que já receberam as duas doses da vacina contra a covid-19 há mais de um mês, ou seja, já passaram pelo período de produção de anticorpos.

No mês de abril, 53 pessoas tiveram alta no São Benedito e, só nos últimos sete dias, 18 pessoas receberam a notícia de que poderiam ir para as suas casas.

Até esqta quarta-feira, mais de 145 mil pessoas já receberam a vacina na capital mato-grossense.



Diário de Cuiabá

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet