Mato Grosso,
Domingo,
5 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

14/05/2021 | 11:03 - Atualizada em 14/05/2021 | 11:05

Cuiabá alega que audiência pública do Estado para debater BRT foi tendenciosa

REPÚDIO

Redação TV Mais News

Cuiabá alega que audiência pública do Estado para debater BRT foi tendenciosa

Foto: Divulgação

Prefeitura de Cuiabá anunciou por meio de nota, nesta quinta (13), que repudia a forma como foi conduzida audiência pública para apresentar à população dados técnicos sobre a implantação do sistema do ônibus de Trânsito Rápido (BRT). Evento aconteceu na última sexta (7).

De acordo com a prefeitura, condução da audiência foi tendenciosa e isso corroboraria as ações “unilaterais, impositivas e totalmente dissociadas da participação popular por parte do governo do Estado”.

“Nesse sentido, entendemos que a realização da audiência pública não cumpriu sua finalidade, posto que impediu a efetiva participação dos interessados, inviabilizando o debate a cerca do relevante tema, objetivo maior do evento”, diz trecho da nota.

Um dos motivos apresentados pela prefeitura foi que a participação do Secretário Municipal de Mobilidade Urbana e Presidente do Comitê de Análise Técnica para Definição do Modal de Transporte Público da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, Juarez Samaniego, foi interrompida.

“Da mesma forma, representantes de entidades, tais como a ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, apesar de terem realizado a inscrição para participação do evento, conforme normas editadas pelo próprio governo do Estado, não conseguiram participar”.

Ainda, no documento, município afirmou que ausência do projeto executivo do BRT inviabiliza qualquer comparação com outro modal de transporte e impede ainda qualquer alegação de que o BRT é a melhor solução apresentada em Cuiabá, em comparação ao Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

No final de 2020, governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que substituiria as obras do VLT para instalação do BRT.

 “Sem a existência de um projeto executivo, quaisquer argumentos nesse sentido não passam de afirmações infundadas, levianas e irresponsáveis, cujas consequências posteriores serão suportadas pelos municípios de Cuiabá e de Várzea Grande e pela população que fará uso do transporte público coletivo intermunicipal”, finalizou.

Conselho aprova
Nesta terça (12), o Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem) aprovou a substituição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pelo Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), movido à eletricidade, como modal de transportes na Região Metropolitana da Capital. Foram 13 votos a favor da nova solução de transporte, incluindo do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB). 



Fonte: RDNEWS
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet