Mato Grosso,
Sábado,
20 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

18/05/2021 | 09:08

Após covid, pacientes devem esperar pelo menos 4 semanas antes de cirurgias eletivas

Palavra da Especialista

Redação TV Mais News

Após covid, pacientes devem esperar pelo menos 4 semanas antes de cirurgias eletivas

Foto: Anderson Lippi

Pacientes que superaram a covid-19 não precisam ficar com receio de realizar uma cirurgia eletiva. É o que orienta a médica Ana Claudia Albernaz Valente, anestesiologista do Hospital São Mateus, em Cuiabá. As evidências científicas têm apontado que as possíveis sequelas provocadas pelo SARS-CoV-2 não impedem a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos desde que sejam respeitados os intervalos preconizados, que variam entre quatro e 12 semanas de acordo com a gravidade clínica da doença.

A especialista explica que o Hospital São Mateus adota as recomendações da ASA (American Society of Anesthesiologists) e APSF (Anesthesia Patient Safety Foundation). A orientação aos pacientes que tiveram covid na forma assintomática ou sem sintomas respiratórios é aguardar quatro semanas após o diagnóstico para serem submetidos a uma cirurgia eletiva.

“Para o paciente que foi diagnosticado com covid e teve sintomas leves porém não precisou ser hospitalizado, o tempo de espera é de seis semanas. No caso de pacientes diabéticos ou imunossuprimidos e para aqueles que ficaram hospitalizados, são necessárias entre oito e dez semanas de espera antes de passar por um procedimento cirúrgico eletivo”, enfatiza.

A ASA e APSF ainda recomendam que os pacientes que desenvolveram o estágio grave da covid e foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) precisam esperar 12 semanas após o diagnóstico antes de passar pela cirurgia eletiva.

A médica Ana Cláudia ressalta que além do período de espera, o hospital também segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que desencoraja a repetição de testes como prática rotineira para a realização de procedimentos eletivos.

“Isso acontece porque essa orientação considera a importante limitação dos testes quando coletados em pacientes assintomáticos ou fora dos prazos preconizados pela metodologia do exame. As orientações descritas são baseadas nas melhores evidências científicas e em notas técnicas dos órgãos sanitários. Essas recomendações são constantemente refinadas e atualizadas em concordância com as modificações do cenário epidemiológico e com o escopo de manter todo o corpo clínico e a população informados”, destaca.
 
“Os pacientes que passam por cirurgias eletivas no Hospital São Mateus ficam em uma área certificada como Covid-Free. Temos esse selo desde setembro de 2020, concedido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), que atesta nosso compromisso com boas práticas de biossegurança e cumprimento aos protocolos contra a infecção pelo coronavírus”, explica a diretora-geral do Hospital, Marilda Venzel.


Fonte: GAZETADIGITAL
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet