Mato Grosso,
Sábado,
18 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

27/05/2021 | 08:27

Deputados acusam secretários de uso da máquina em MT

Redação TV Mais News


Foto: Reprodução

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) puxo o coro de reclamações contra secretários de Estado que estão escancaradamente fazendo campanha antecipada para deputado. Em seguida, Paulo Araújo (Progressistas) e Valdir Barranco (PT) engrossaram as queixas contras os assessores diretos do governador Mauro Mendes (DEM). 

A parlamentar reclamou diretamente contra do secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo (DEM). Ele é um dos nomes do staff de Mendes cotado para disputar o mandato de deputado estadual. 

Conforme Janaina, ela tem sido uma defensora do "Mamóvel" em Mato Grosso, portanto, nesta semana Figueiredo o convidou para conhecer o projeto em andamento na pasta da Saúde. O Mamóvel vai funcionar, numa carreta, e levar exames para a saúde da mulher. 

A proposta que vem sendo trabalhada há tempos pela parlamentar será lançada em breve pelo governo e, segundo a deputada, com o apoio da Assembleia Legislativa, porém sem dar o devido crédito.  "Eu não consigo entender qual é a dificuldade que os nossos secretários possuem em trabalhar em conjunto com a Assembleia Legislativa. Qual é a dificuldade se eu passei 5 anos aqui tentando aprovar o Mamóvel em Mato Grosso, o que custa para o secretário chamar o deputado que defende a pauta para conversar e discutir. Eu não consigo entender, o governo parece que quer trabalhar sozinho", desabafou.  

Segundo a parlamentar, alguns secretários da gestão Mauro Mendes querem ser "maiores" do que os deputados estaduais.   "Não é, se quiser ser maior do que nós tem que ganhar de nós nas urnas. (...) eu estou vendo foto de secretários, dizendo que são candidatos aqui, ali. Nós queremos que vocês venham disputar a eleição porque não temos medo de vocês, mas enquanto tiverem como secretários, tratem os deputados com respeito. A população não elegeu secretário e sim o governador. A população não elegeu assessor e sim governador e vice-governador", criticou.

"O governo um ato de total insensibilidade vetou integralmente o meu projeto de lei, porém, já existe uma carreta da saúde da mulher pronta no pátio da Secretaria de Estado de Saúde. Estranho, não? O meu PL tramitava desde 2019. Isso deixa bem claro que não existe o menor interesse do governo trabalhar em conjunto com os deputados, que possuem pautas relevantes e a missão dada pelo povo nas urnas de contribuir com a sociedade. O que esperamos dos secretários de estado é menos politicagem, menos propaganda e mais ação!", concluiu. Janaina Riva.  

A deputada foi acompanhada por outros parlamentares. Paulo Araújo disse que tem secretários aliciando lideranças para apoiá-los nas eleições do ano que vem. "A eleição já começou. Estão em plena campanha", disse.

Barranco, que retornou hoje às atividades parlamentes, ainda que remotamente, afirmou que daria 'nome aos bois'.  "O secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral (MDB), está em plena campanha pelo Estado, pedindo voto. Espero que o Ministério Público Eleitoral e Estadual estejam atentos a este tipo de comportamento", afirmou.  

Coincidentemente a reclamação geral ocorreu após a reunião da direção estadual do Democratas, onde foi apontado o nome de alguns secretários do governo que poderiam disputar pela sigla. Foram citados neste encontro Gilberto Figueiredo (Saúde), Beto 2 a 1 (Cultura, Esporte e Lazer) e o e o irmão do deputado Romoaldo Júnior e presidente da Metamat, Juliano Jorge.



Fonte: OLHARDIRETO
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet