Mato Grosso,
Sexta-feira,
19 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Educação

04/06/2021 | 08:27

Dados preliminares indicam taxa de aprovação acima de 50% de estudantes da rede estadual no Enem, aponta Seduc

Redação TV Mais News

Coordenadora de ensino médio da Seduc-MT, Giseli Maciano.                                            Foto: Assessoria Seduc-MT


Os dados preliminares de uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), com 279 estudantes da rede estadual de ensino, que concluíram o Ensino Médio em meio à pandemia, mostram que 55% daqueles que fizeram o Enem, conseguiram aprovação em universidades públicas. O mapeamento, que foi feito de forma totalmente online pela pasta, ainda está em andamento, e espera contar com a participação das demais unidades escolares, para a elaboração de um diagnóstico completo.
 
De acordo com informações da Seduc-MT, os cursos de direito, letras, pedagogia, administração, engenharia civil, medicina veterinária, agronomia, arquitetura e urbanismo foram os mais procurados pelos recém egressos da rede estadual. 
 
Conforme explicou a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Giseli Maciano, os 279 estudantes responderam ao formulário online “Mapeamento dos estudantes concluintes do Ensino Médio 2020 – Enem – 2020”. Desse total, 191 informaram que fizeram o Enem em 2020, sendo que 105 conseguiram notas suficientes para se matricularem em uma instituição de ensino superior pública, o que também representa um total de 55% de aprovados.
 
Ainda dentro deste recorte dos novos alunos de universidades públicas, 31 informaram que participaram do Pré-Enem Digital.
 
Distribuição geográfica
 
Os estudantes aprovados são de 27 municípios e 31 escolas diferentes. Entre as campeãs de aprovação estão a Escola Estadual (EE) Milton Armando Pompeu de Barros, em Colíder (15 aprovações), EE Alexandre Leite, em Ribeirãozinho, e EE Deputado Bertoldo Freire, em São José dos Quatro Marcos, com 9 aprovados cada.
 
Fabiano Joaquim da Costa, diretor da EE Milton Pompeu, destacou que o número alto de alunos aprovados é fruto de um trabalho intenso de todos os profissionais da escola, principalmente dos professores.
 
“O nosso foco principal é a aprendizagem dos nossos estudantes. O sucesso dos nossos estudantes com certeza é o nosso maior combustível e é o que nos motiva em continuar desenvolvendo um trabalho competente”, ressaltou. O diretor lembrou ainda que a escola procura fazer um bom planejamento das ações pedagógicas.
 
Com 8 contemplados, outra instituição que também teve um bom número de aprovações foi a EE Antônio Ferreira Sobrinho, que fica em Jaciara. Em seguida aparecem as EEs Cândido Portinari, de Tapurah, e José Leite de Moraes, Várzea Grande, com cinco alunos cada.
 
Dados preliminares 
 
“São dados apenas das escolas que responderam ao formulário eletrônico, já que a aprovação geral no estado é superior ao que apresentamos. As aprovações são reflexo do trabalho pedagógico desenvolvido pelas unidades escolares”, comemora a coordenadora.
 
A coordenadora de Ensino Médio da Seduc destaca que, com o objetivo de incentivar a participação e dedicação dos estudantes concluintes do Ensino Médio no Enem, foi disponibilizado às escolas um link para mapear as aprovações dos estudantes.
 
Gisele Maciano lembra que é preciso ter uma pesquisa ampla para saber a quantidade real de aprovados em todo o estado. A coordenadora está disponibilizando o link do formulário online para que seja preenchido pelo maior número possível de alunos da rede estadual.
 
“Contamos mais uma vez com a colaboração de todos os gestores, professores e comunidade em geral, para a divulgação do link dessa pesquisa junto aos estudantes concluintes do Ensino Médio em 2020. Com isso será possível planejarmos novas ações diante de um número real de aprovados”, assinala.
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet