Mato Grosso,
Sexta-feira,
29 de Março de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Saúde

26/10/2017 | 10:38 - Atualizada em 26/10/2017 | 10:45

Assembleia cobra Governo e alerta para falência do MT Saúde

Folhamax

Assembleia cobra Governo e alerta para falência do MT Saúde

Foto: Reprodução

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) defendeu ontem (25) que a Assembleia Legislativa olhe com atenção para a crise que se instalou no MT Saúde. Da tribuna, o parlamentar conclamou seus pares à interceder de forma urgente junto ao Governo do Estado para começar a encontrar soluções para o plano de saúde que atende mais de 30 mil usuários. Com dívidas frequentes, os prestadores de serviço estão sendo forçados a interromper o atendimento aos usuários.
 

“Quero chamar a atenção dos colegas deputados, até porque fico em uma situação incomoda, pois sou parte interessada, para que essa Casa de Leis possa fazer uma intermediação com o MT Saúde. O momento é muito delicado e preocupa muito. São mais de 30 mil servidores que já sofrem os impactos dessa crise e correm o sério risco de ficar sem assistência em saúde se nada for feito. Os prestadores de serviço já estão no limite, muitos já deixando de atender, com dívidas e atrasos salariais. A Assembleia Legislativa precisa atuar de forma incisiva para salvar o plano”, enfatizou o tucano.
 

Segundo Maluf, no passado, em um trabalho encabeçado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, MT Saúde e prestadores de serviço chegaram a um acordo sobre dívidas e negociaram parcelamentos para manter o plano em funcionamento, entretanto o histórico não mudou e o plano vem perdendo sua credibilidade financeira no mercado, sob forte risco de ser inviabilizado.
 

“Tenho recebido diariamente servidores e prestadores de serviço em meu gabinete, todos pedindo socorro neste momento. Precisamos agir para encontrar uma saída que passe por saber qual o valor dessa dívida, como resolve-la, se o Executivo está investindo sua parte. Vamos chamar o secretário de administração, o secretário chefe da Casa Civil, o presidente do MT Saúde e debater a questão, senão vamos ver um plano tão importante, que ajuda milhares de famílias, morrer”, ponderou Guilherme Maluf.
 

O deputado estadual Allan Kardec (PT), que é usuário do MT Saúde há quase uma década, lamentou muito a situação caótica pela qual passa o plano. O parlamentar adiantou que já preparou requerimentos para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), assim como para a direção do MT Saúde, solicitando informações sobre a dívida do Governo e quanto vem sendo descontado dos servidores.
 

“É muito difícil dizer para o seu filho, para sua mãe, que é idosa, que o plano de saúde que você paga, que é descontado todo mês do seu salário, não tem cobertura em Cuiabá e está em vias de ser encerrado. É mais uma situação vergonhosa desse Governo. Temos que lutar contra isso, temos que fortalecer o MT Saúde. Sabemos que o SUS é universal, mas ele não consegue atender a todos. Já preparei requerimentos para saber exatamente quanto deve o Governo e o que tem descontado dos servidores”, disse Allan Kardec.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Hylda Pereira Aquino, em 27 Out 2017 às 03:04

    Concordo e apoio os Srs Deputados. Realmente a situação está caótica. Fico bastante preocupada pois eu dependo desse plano. Fico me perguntando onde está indo esse dinheiro que todo mês é descontado de nosso salário. Esse governo brinca com coisa seria. Isso não se faz. Conto com o a ajuda dos Srs Deputados para nós defender diante deste sério problema.

 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet