Mato Grosso,
Quarta-feira,
15 de Maio de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

23/06/2021 | 09:16

Mato Grosso deve receber quase 23 mil doses da Janssen até quinta-feira

Redação TV Mais News

Foto: Rogério Florentino
 
 
O Governo de Mato Grosso espera receber, entre hoje (23) e amanhã (24), quase 23 mil doses de vacinas da Janssen para serem distribuídas aos municípios do Estado. O Ministério da Saúde ainda não especificou para quais grupos elas serão utilizadas. Vale lembrar que o imuizante é de dose única, não sendo necessário reforço.
 
Na manhã de terça-feira (22), um lote com 1,5 milhão de doses da Janssen desembarcou no  Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O total destinado para Mato Grosso é de 1,5% deste montante.
Também há expectativa de que o Estado receba, ainda nesta semana, outras 36.270 doses da Pfizer e 54,8 mil da CoronaVac.
 
A Janssen é uma vacina em que cada frasco contém 50 doses e que, depois de abertos, precisam ser aplicados em até seis horas. 
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), chegou a solicitar envio de doses extras para Cuiabá, como forma de compensação pela cidade estar sediando a Copa América 2021, que deveria ter acontecido na Argentina e Colômbia. Porém, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, descartou qualquer possibilidade de isto acontecer. 
 
Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson, que leva o mesmo nome. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves.
 
A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%.
 
A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por 2 anos.
 
O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa. (Com informações do G1)
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO

 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet