Mato Grosso,
Segunda-feira,
29 de Abril de 2024
informe o texto a ser procurado

Notícias / Cidades

01/07/2021 | 08:43

Após abrir vacinação para maiores de 18 anos, prefeitura recebe 116 mil cadastros em um único dia

Redação TV Mais News

Foto: Rogério Florentino


 
A Prefeitura de Cuiabá informou que o site Vacina Cuiabá recebeu um número muito alto de visitas, que chegou ao pico de 50 mil por minuto, com a liberação da imunização de pessoas com idade acima de 18 anos, que será feita com as doses de quem faltou. Além disto, foi identificado também um elevado número de erros nos cadastros, sendo necessária a retificação.
 
Apenas na terça-feira (29), o site teve mais de 2 milhões de acessos, e foi necessário disponibilizar o endereço alternativo. No primeiro dia de cadastramento para a população em geral, foram realizados mais de 116 mil cadastros.
 
Deste total, 112 mil foram feitos pelo público de 18 a 49 anos. “Temos uma média de 5 mil pessoas se cadastrando por dia e na terça tivemos um número muito além do comum. Como já estávamos aguardando esse boom de cadastros, nos antecipamos e disponibilizamos o endereço alternativo, para não termos interrupção no serviço por excesso de acessos”, comentou o coordenador de TI da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar Cardoso.
 
A quantidade excessiva de cadastros ao mesmo tempo, aliado à ansiedade das pessoas em completar com os dados pessoais rapidamente, ocasionaram um elevado número de erros no preenchimento. “Fizemos um levantamento e constatamos que tínhamos por volta de 3200 lactantes que se cadastraram no dia 29. Desta lista, pelo menos metade eram pessoas que fizeram o cadastro errado. Precisamos que, ao realizarem o preenchimento dos dados, que o façam com atenção, para que não seja necessária a retificação do cadastro”, comentou o coordenador de TI.
 
Cadastro
Para se cadastrar, é necessário entrar no site e preencher todos os campos obrigatórios. Deste modo, a pessoa entrará em uma fila de espera virtual.  Quando ela for agendada, o sistema do site enviará uma mensagem de WhatsApp automática e/ou um e-mail para a pessoa informando que ela já está confirmada para ir tomar sua vacina.
 
No dia da vacinação, a pessoa deve levar o QR Code do agendamento impresso, um documento com foto e o comprovante de endereço de Cuiabá. A pessoa também deve estar com o cartão do SUS atualizado. No caso de vacinação pela categoria profissional, também é preciso apresentar declaração de vínculo funcional. Já no caso das pessoas que se cadastraram pelos grupos de comorbidades ou deficiência permanente grave, além de gestantes, puérperas e lactantes, é preciso apresentar o laudo médico.
 
Em Cuiabá, há cinco polos de vacinação: Senai Porto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Sesi Papa, Sesc Balneário e Assembleia Legislativa.
 
 
 
 
Fonte: OLHARDIRETO
 
 
Assista Ao Vivo
 
Sitevip Internet